Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professores da UFTM participam de evento sobre formação permanente no âmbito do ensino
Início do conteúdo da página
Ensino

Professores da UFTM participam de evento sobre formação permanente no âmbito do ensino

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h26

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no Auditório Esmeralda da UFTM a primeira edição do evento “Carreira Docente e Estágio Probatório: possibilidades para uma formação permanente no âmbito do ensino”. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino – Proens, por meio da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico – DATP, e tem como foco debater questões relativas à docência universitária e conhecer melhor a estrutura organizacional da UFTM, assim como as ações desenvolvidas com foco na formação continuada dos docentes.

A abertura do evento contou com a participação da reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, do vice-reitor, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e do pró-reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista. Para a reitora o evento proporciona a oportunidade de acolher os docentes que ingressaram na UFTM e traz também a reflexão sobre a carreira docente. “Precisamos refletir sobre o papel do professor na sociedade. É preciso uma reflexão, uma adaptação de posturas, de atitudes, a busca constante por atualizações. Lidamos com uma diversidade muito grande no perfil dos estudantes, as demandas que eles trazem são diferentes das de alguns anos atrás e isso tem exigido a atualização e a busca por propostas pedagógicas mais dinâmicas e mais flexíveis para atingirmos o objetivo da docência, do processo ensino-aprendizagem”, destacou a reitora.

De acordo com o pró-reitor de ensino, Wagner Roberto Batista, o papel do professor na atualidade exige novas abordagens e a reflexão sobre a ação docente é uma discussão nacional. “O aluno de hoje exige uma abordagem mais personalizada. O desafio de hoje é ensinar. Esse evento é um convite para refletirmos sobre as possibilidades, sobre as formas de encararmos essa relação docente-discente, as estratégias que temos de trabalho, das concepções de ensino. Temos que ter o ensino como uma ciência, que tem metodologias, que tem estratégias”, complementou.

 

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

registrado em:
Fim do conteúdo da página