Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Consultoras do Ministério da Saúde visitaram o HC-UFTM
HC-UFTM

Consultoras do Ministério da Saúde visitaram o HC-UFTM

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 16h51

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro recebeu, no dia 2 de junho, consultoras do Ministério da Saúde ligadas à implantação do Método Canguru. Trata-se de uma política pública de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, por meio da qual se busca aumentar a qualidade da assistência prestada a gestantes, puérperas, neonatos e as famílias.

Maria Cândida Bouzada e Vivian Azevedo conheceram as instalações da UTI Neonatal e Pediátrica HC-UFTM, bem como a Unidade de Cuidados Intermediários e o Hospital da Mulher. A visita vai gerar um relatório propositivo de adequações para aprimorar o conforto de pacientes e trabalhadores, a partir de intervenções consideradas de baixo custo mas com alto potencial de melhoria.

“O controle da temperatura e ruído, o uso da iluminação natural, em complemento à adoção de práticas que estimulem o contato pele a pele entre mãe, pai e o bebê durante a permanência hospitalar podem gerar benefícios como reduzir o tempo de internação, a ocorrência de dor e choro, aumentar a taxa de amamentação e estimular o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido”, enumera Bouzada.

Azevedo, por sua vez, explica que desde 2014 o Ministério da Saúde promove a capacitação de instituições interessadas em adotar o Método Canguru, por meio de visitas técnicas, elaboração de relatórios e oferecimento de cursos para sensibilizar e preparar os profissionais das unidades hospitalares.

No final da manhã, as assessoras estiveram reunidas com o gerente Administrativo, Augusto César Hoyler, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Sonia Beatriz Felix Ribeiro, da Divisão Médica, Geisa Perez Medina Gomide e outros gestores representantes de áreas estratégicas do HC - ocasião em que expuseram detalhadamente os princípios e benefícios esperados no caso de adesão ao Método.

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM
Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM