Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão Universitária faz palestra na UFTM
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 08h38

Alunos, professores, técnico-administrativos e a reitora da UFTM estiveram presentes na 7ª Roda de Conversa sobre Extensão Universitária, promovida pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão Universitária. O evento foi conduzido pelo professor Daniel Pansarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFABC e presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, FORPROEX. Daniel fez um histórico do desenvolvimento da Educação no Brasil e, nesse contexto, destacou a importância da Extensão Universitária e os seus princípios, conforme estabelecido na Política Nacional de Extensão de 2012. Ressaltou que, dos cinco princípios que regem a Extensão Universitária, dois deles merecem especial atenção nas propostas de ações: a interação dialógica e a transformação social.

A Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFTM, Valéria Almeida, destacou a importância do evento como uma oportunidade de avaliação da gestão das ações de extensão na UFTM. "Por um lado, deve zelar pelo mérito extensionista das propostas conforme preconizado pelos documentos oficiais da extensão, por outro, conforme ressaltado pela reitora durante o evento, há que se pensar na possibilidade de uma fase de transição para que a comunidade UFTM adeque as suas propostas aos princípios da extensão universitária", afirmou.

Na parte da tarde, o professor Daniel reuniu-se com a equipe do Centro Cultural da PROEXT/UFTM, com representantes da PROEXT e do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis na Unidade I daUniverdecidade da UFTM. Tendo em vista a reestruturação das atividades do Centro Cultural da PROEXT/UFTM, a equipe aproveitou para trocar experiências sobre gestão de atividades culturais e conhecer o funcionamento da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC.

Foto: Divulgação/UFTM