Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividades de extensão levam alunos de educação básica à Peirópolis
Extensão Universitária

Atividades de extensão levam alunos de educação básica à Peirópolis

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 09h01

Alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental II do Colégio Machado de Assis participaram em agosto e setembro de diversas atividades de extensão em Peirópolis. A atividade intitulada “CMA em Busca de Gigantes”, promoveu corrida de orientação em Peirópolis e visitação conjunta com extensão de alunos da UFTM na disciplina de Cartografia Temática e Análise de Dados Geográficos, do curso de graduação em Geografia, coordenada pelo professor Ricardo Vicente Ferreira.

O trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da prática vivenciada com alunos da educação básica (Ensino fundamental) – anos finais de uma escola privada do município de Uberaba-MG na atividade corrida de orientação. Participaram das atividades os alunos do curso de Geografia Analice Gallo Mota, Fábio Gabriel Freitas, Mateus Menali Arantes, Matheus Girão e Rodrigo Borges.

A atividade fez parte dos projetos de extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Cada turma teve uma aula com o tema " CMA em busca de gigantes". Trabalhou-se a identificação de instrumentos, mapas e as questões históricas que envolvem o Geossítio de Peirópolis relacionando-os com os ambientes da escola, a corrida por terrenos irregulares e o estímulo ao trabalho em equipe e promoção à saúde.

O trabalho se enquadra em uma pesquisa descritiva e de campo. Na perspectiva de um estudo descritivo, o pesquisador não interfere ou manipula os fatos, o seu objetivo principal é descrever fenômenos ou características de determinada cultura. “Ressaltamos a compreensão para leitura dos mapas, uma vez que os adolescentes alcançaram os requisitos básicos para executá-la. Podemos concluir que esta foi uma possibilidade pedagógica exitosa tanto para a Universidade e seus discentes matriculados no curso de Geografia quanto para o Colégio e seus alunos”, comentou o discente Rodrigo Borges.

Fotos: Atividade extensionista "CMA em busca de gigantes"/UFTM