Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa do maior evento de ensino superior da Europa
Mobilidade Internacional

UFTM participa do maior evento de ensino superior da Europa

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 18h40

A UFTM, representada pela Assessoria de Cooperação Internacional, participa da 34ª Conferência e Exposição Anual da European Association of International Education (EAIE), que iniciou na última terça-feira (17), em Toulouse, na França. O tema da conferência em 2024, “En Route!” (“A caminho”, em tradução livre), destaca, segundo os organizadores, o trabalho que impulsiona a comunidade em direção a um futuro mais brilhante.

A EAIE é uma organização sem fins lucrativos que atende indivíduos ativamente envolvidos na internacionalização de suas instituições. A Associação é o centro europeu de especialização, redes e recursos na internacionalização do ensino superior. Este ano o evento celebra o 35.º aniversário da EAIE, o qual é considerado o maior da história da organização, reunindo mais de 200 instituições de ensino superior de vários continentes e 20 alianças de universidades europeias.

O assessor de cooperação internacional da UFTM, professor Vitor Naves, representa a UFTM, ampliando e reforçando seu compromisso com a internacionalização. “Foram feitas negociações para propostas de novos acordos a serem firmados com instituições que ainda não temos parcerias. Além disso, houve um acompanhamento com os representantes das instituições já parceiras para discutir e fortalecer os projetos em andamento. O evento foi muito positivo, reunindo mais de 6 mil pessoas de diferentes países, com um impacto significativo. Agora é hora de trabalhar com os contatos estabelecidos durante o evento e buscar novas oportunidades de cooperação”, destacou Vitor.

A participação da UFTM no evento visa não apenas expandir a rede de colaboração internacional e facilitar novas parcerias, mas também aumentar a visibilidade da instituição no cenário global.

Internacionalização da UFTM
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio da ACI, tem estabelecido parcerias estratégicas com universidades e instituições ao redor do mundo. A universidade oferece três modalidades de intercâmbio: Brafagri e Brafitec, com bolsas da CAPES direcionadas aos estudantes de engenharia e, também, a Mobilidade Internacional com bolsa interna da Assessoria de Cooperação Internacional, aberta a todos os estudantes da instituição. Além disso, com os acordos bilaterais, graduandas e graduandos têm a possibilidade de realizar mobilidade internacional de forma independente.

As iniciativas fortalecem a missão da universidade no processo de internacionalização, ampliando o alcance e impacto global, além de preparar os futuros egressos para um mercado de trabalho cada vez mais interconectado e competitivo.