Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Escola pública recebe mostra cartográfica em atividade de extensão da Geografia da UFTM
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 08h44

A Mostra Cartográfica de Uberaba e Região, uma atividade de extensão vinculada a disciplinas mistas do curso de Geografia da UFTM, aconteceu na Escola Estadual Bernardo Vasconcelos (EEBV), no bairro Costa Telles, e teve como público-alvo alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno.

Participaram alunos das disciplinas de Cartografia Temática e Análise de Dados Geográficos e de Cartografia e Geotecnologias, ambas do curso de Geografia da UFTM. A parceria com a EEBV começou em 2023 e esta foi a segunda vez que foi aplicada a atividade de extensão (AEXT) com disciplinas mistas nesta escola.

De acordo com o coordenador da atividade, o professor Ricardo Ferreira do Departamento de Geografia (DEGEO/UFTM), o objetivo foi realizar uma Mostra Cartográfica de Uberaba e Região que foi organizada em três painéis simultâneos. Os alunos da EEBV circularam e interagiram com as apresentações realizadas pelos estudantes de Geografia.

O primeiro painel exibiu um Atlas Municipal de Uberaba, elaborado pelos alunos ao longo da disciplina; o segundo painel mostrou cartas topográficas oficiais do território de Minas Gerais, da Região de Uberaba e do município de Uberaba, permitindo a interatividade com os mapas; o terceiro painel exibiu receptores GPS, bússolas e aplicativos para celular, demonstrando como as coordenadas geográficas são obtidas no processo de mapeamento territorial. O preceptor na EEBV foi o egresso do curso de Geografia, professor Cícero Mandu.

Fotos: arquivo pessoal/ Ricardo Ferreira