Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aprovação de link RNP para a Univerdecidade

Aprovação de link RNP para a Univerdecidade

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 07h30

Ocorreu em 3 de julho reunião da diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES/SESU/MEC), Tânia Mara Francisco, com a Reitora, professora Marinalva Vieira Barbosa, com o Assessor Especial da Reitoria, professor Wagner Teixeira, e com o Pró-Reitor de Planejamento, professor Luiz Fernando Rodrigues.

Nessa reunião, a diretora informou que os trâmites no âmbito do Ministério da Educação (MEC) para a instalação de link de alta velocidade da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para atender a Univerdecidade.

Ontem em Brasília, 9 de setembro, a professora Marinalva Vieira Barbosa agradeceu o empenho de Tânia Mara Francisco, Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES/SESU/MEC), reconhecendo sua dedicação no projeto de melhoria do link de alta velocidade para a Univerdecidade. A UFTM está entre as quatro universidades que serão atendidas neste primeiro momento para a instalação de link de alta velocidade da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), resultado de um ano de trabalho da gestão junto ao MEC.

Essa conquista representa um marco histórico para a universidade, que agora poderá ampliar significativamente sua capacidade de conexão à internet, impulsionando a pesquisa, a educação e a inovação.

A Reitora da UFTM, Professora Marinalva Vieira Barbosa, celebrou a conquista com entusiasmo: "A obtenção do link da RNP é um sonho antigo que se torna realidade. Essa conquista representa um salto qualitativo para a nossa Universidade, abrindo portas para novas oportunidades de pesquisa, ensino e extensão."

A aprovação demandou intenso trabalho das equipes da UFTM, requerendo que o Departamento de Tecnologia da Informação e a Pró-Reitora de Planejamento fornecessem as informações técnicas e a Assessoria Especial da Reitoria realizasse várias reuniões com parlamentares, com o MEC e com a RNP

O Pró-Reitor de Planejamento da UFTM, Professor Luiz Fernando Rodrigues, destacou a importância da RNP para a pesquisa e a educação: "A RNP é fundamental para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. Com o novo link, nossos professores e alunos terão acesso a recursos computacionais adequados e estáveis, inclusive permitindo o fortalecimento das atividades utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação como recursos didáticos."

O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI da Proplan, Alan Lopes Melo, explicou que o link da RNP será o principal meio de conexão da Universidade à internet, com redundância garantida por um contrato com outra operadora e pelo sistema de rádio Minilink. "O link da RNP oferecerá maior estabilidade e confiabilidade à nossa rede, o que é essencial para o funcionamento das nossas atividades. Além disso, a redundância garantirá que a Universidade tenha acesso à internet mesmo em caso de falhas na rede principal."

A RNP

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é uma rede de alta velocidade que conecta instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil. A RNP oferece aos seus usuários acesso a recursos computacionais de alto desempenho, serviços de armazenamento de dados e ferramentas de colaboração online.

Assunto(s): link RNP , Univerdecidade