Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto En-Cen(Ação) lança dois curtas-metragens no canal do CCult no Youtube dia 2

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 08h44

Estreiam no dia 2 de setembro, ao meio-dia, dois curtas-metragens do projeto “En-Cen(Ação) Arte Goticista Tumular: Literatura e Espaços Inquietantes”, no Canal do YouTube do Centro Cultural – CCULT/UFTM. O projeto En-Cen(Ação) é uma atividade do Programa de Extensão “Universidade em Cena” do Centro Cultural, coordenado pela professora Luciana Colucci.

Nesta primeira fase, estreiam os curtas-metragens “A Balada das Irmãs Mariatnen”, uma adaptação da professora Luciana Colucci com o poema de José Jackson Coelho Sampaio e “Bonecas que Sangram”, uma adaptação da professora Heliana Castro Alves com poema homônimo de sua autoria. A atuação é da atriz e bolsista de teatro do CCULT Eduarda de Lima Ferreira.

As filmagens de ambos os vídeos foram feitas no Cemitério São João Batista, em Uberaba-MG. A estética das obras tem caráter experimental e exploram a palavra e a expressão visual.

O projeto En-Cen(Ação) “Arte Goticista Tumular: Literatura & Espaços Inquietantes” busca valorizar os universos da literatura e das artes por meio do estudos de espaços inquietantes como cemitérios, casarões antigos, igrejas e/ou lugares em ruínas. “Apesar de essa configuração espacial suscitar temores, buscamos revelar seu lado reverso, ou seja, a beleza advinda dos aspectos sombrios de nossa existência. Percorrer esses espaços é percorrer a vida transmutada esteticamente em suas dimensões literárias, artísticas, arquitetônicas, entre tantas outras possibilidades”, afirmou Luciana Colucci.

Se inscreva no canal do CCult (https://www.youtube.com/@ccultuftm) e ative o sininho para receber notificações deste e de outros projetos do Centro Cultural.

Ficha técnica:

Video 1 – Balada das Irmãs Mariatnen, de José Jackson Coelho Sampio, e Do pó ao pó, de Luciana Colucci.

Vídeo 2 – Bonecas que sangram, de Heliana Castro Alves.

Direção geral: Luciana Colucci e Heliana Castro Alves.

Produção: Eduarda Ferreira, Fábio Garcia, Heliana Castro Alves, Luciana Colucci, Valdiria Souza Fernandes e Gabriel Scaccia Biffi.

Direção artística: Fábio Garcia.

Imagem, som e edição: Raphael Arduini.

Trilha sonora: Density & Time; Jimena Contreras; Javier Navarrete.

Realização: LIEG/SGV/DEL, CCult, PROEXT – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ano: 2024.

Mais informações:

Telefones: (34)99687-3103 / (34)3700-6948 - apenas WhatsApp business

Direct Instagram: @ccultuftm (https://www.instagram.com/ccultuftm/)

Artes: Valdíria Souza Fernandes

Fotos: Raphael Arduini/UFTM