Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realizou debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba
DEMOCRACIA

UFTM realizou debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 18h16

Na última terça-feira, 27 de agosto de 2024, a UFTM realizou um debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba-MG. Participaram do debate: Adriano Espíndola (PSTU), Elisa Araújo (PSD), Paulo Piau (PSDB) e Tony Carlos (MDB). Os candidatos Anderson Adauto (PV) e Samir Cecílio (PL) justificaram suas ausências por incompatibilidade de agenda. O debate foi mediado pelo professor Marcelo Souza Silva, lotado no Departamento de História da UFTM.

O debate foi iniciado com uma fala da reitora, professora Marinalva Vieira Barbosa, que ressaltou a importância da UFTM para a cidade de Uberaba e a sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico, além de lembrar o papel fundamental do Hospital de Clínicas da UFTM para a saúde pública de Uberaba e região.

O debate foi composto por 4 blocos, sendo o primeiro bloco destinado à apresentação dos candidatos. No segundo bloco foram feitas 8 perguntas pelos representantes da comunidade universitária, sendo: 4 discentes, 3 docentes e 1 técnico-administrativo. Cada candidato respondeu duas perguntas.

No terceiro bloco foram realizadas 12 perguntas entre os candidatos, a partir de temas previamente definidos e sorteados no momento da pergunta. Também foram sorteados os candidatos (pergunta e resposta), com direito à réplica e à tréplica. No quarto e último bloco, os candidatos fizeram as suas considerações finais.

O processo de organização do evento foi realizado em constante comunicação com os representantes de todas as candidaturas à Prefeitura de Uberaba. O regulamento foi amplamente debatido com os representantes e sugestões foram inseridas no texto.

O interesse maior da UFTM foi constituir um espaço democrático de debate entre os candidatos, com tratamento isonômico, respeitoso e que a legislação eleitoral em vigor foi observada em todos os aspectos.

Avaliamos positivamente a realização do debate. A mediação conduziu um debate organizado, em que foram garantidas a participação da comunidade universitária, a fala dos candidatos em todos os blocos, o respeito dos candidatos ao tempo e a colaboração do público para o andamento do evento.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos candidatos e suas respectivas assessorias pela presença e colaboração, à comunidade universitária e externa que prestigiou e esteve presente no debate, aos que acompanharam pela internet, aos veículos de comunicação que cobriram o evento e, por fim, a todos que contribuíram com a realização deste debate: docentes, técnicos e discentes que se esforçaram para que tudo ocorresse da melhor forma possível.

A democracia é um pilar fundamental de sustentação da sociedade e da universidade. Ao promover esse espaço de diálogo qualificado entre os postulantes ao mais alto cargo da gestão pública do município de nossa cidade, a UFTM espera ter contribuído para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento de Uberaba.

Comissão Organizadora do Debate/UFTM