Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos criam produtos derivados do leite em aula do curso de Engenharia de Alimentos
Educação

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 16h09
Queijo minas frescal produzido em aula. Foto: Lorryê Marucci

A disciplina Tecnologia de leite e derivados, ministrada pela Profa. Emiliane Naves, ofertada aos alunos do sétimo período do curso de Engenharia de Alimentos,  tem como objetivo final a elaboração de diferentes produtos lácteos.  Ao longo do semestre letivo os alunos são divididos em equipes para colocarem em prática os ensinamentos teóricos e estimulados a elaborarem um produto lácteo diferente dos apresentados e fabricados na aula prática convencional.

As equipes de discentes produzem um folder e explicam a transformação do leite, enquanto matéria-prima, para chegarem ao produto final. Os alunos apontam as legislações pertinentes utilizadas, qual a diferenciação do produto fabricado e o nicho de mercado do mesmo.

Dentre as produções dos alunos no primeiro semestre de 2024 estão o queijo minas frescal com pesto, a manteiga probiótica, a manteiga saborizada com chocolate , o requeijão e o mascarpone - um tipo de queijo cremoso. Além dos alunos serem estimulados a trabalharem coletivamente, para a Profa. Emiliane um dos pontos da parte prática na disciplina é que "eles precisam estudar com mais detalhes o processo produtivo, entendendo a formulação e a transformação ocorrida."

Para Flávia Costa, graduanda em Engenharia de Alimentos, colocar em prática o que se aprende na teoria é sempre muito proveitoso. "Na disciplina pudemos entender mais sobre o produto que escolhemos, além de poder inovar nas formulações e compartilhar uns com os outros nossos erros e acertos durante o processo". Já para Lorryê Marucci, também do curso de Engenharia de Alimentos, "o projeto final avaliativo é muito interessante e necessário. Além de nos estimular a produzir novos produtos de mercado, podemos colocar em prática os conceitos administrados em sala de aula".

(Gustavo Miranda)

Assunto(s): Educação