Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto da UFTM oferece atividade física e acompanhamento nutricional para mulheres com mais de 60 anos
Pesquisa e Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 09h06

O Projeto de pesquisa: Saúde 60+ abriu inscrições para mulheres com mais de 60 anos, acima do peso, que gostariam de começar musculação e exercícios aeróbios, junto com acompanhamento nutricional e suplementação específica para a redução do peso corporal, sob orientação de alunos e professores da UFTM. O projeto de pesquisa é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Física, coordenado pelo docente Fábio lera Orsatti.

Os treinos serão realizados na unidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na av. Tutunas, 490. A previsão de início é no dia 12 de setembro e término no dia 22 de dezembro de 2024. O horário dos treinamentos será das 7 às 10 horas, de segunda-feira à sexta-feira.

De acordo com os autores do projeto, mulheres após o período da menopausa experimentam aumentos na gordura corporal juntamente com a redução da massa muscular. Como consequência, ocorrem distúrbios metabólicos que as predispõem à inflamação crônica de baixo grau, o que favorece ainda mais o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras. Portanto, a fim de auxiliar na prevenção dessas doenças, serão prescritos treinos de musculação e aeróbicos, associados ao acompanhamento nutricional e à suplementação específica para a redução da gordura corporal, bem como para o aumento da massa muscular, além da redução do processo inflamatório nessas mulheres.

As inscrições serão até dia 15 de setembro de 2024, por meio do whatsapp: (34) 9 8883-8716.