Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM promove debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba
Gabinete da Reitoria

UFTM promove debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h31

No dia 27 de agosto de 2024, às 19 horas, a UFTM sediará um importante debate entre os candidatos à prefeitura de Uberaba, no Auditório Esmeralda, localizado no Prédio da Reitoria da UFTM, Av. Frei Paulino, 30, Abadia, Uberaba-MG.

Os debates são pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, promovendo o diálogo aberto e a troca de ideias entre diferentes perspectivas e posições políticas. Em particular, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desempenha um papel crucial como um espaço de discussão e reflexão, onde a diversidade de opiniões é respeitada e incentivada. Ao organizar debates sobre temas relevantes, que abordam a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população da cidade, a UFTM reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A universidade, como um ambiente de conhecimento e inovação, tem a responsabilidade de fomentar discussões que impactem positivamente o desenvolvimento social e econômico da cidade de Uberaba e região. Ao abrir suas portas para o diálogo e o confronto de ideias, a UFTM fortalece a democracia, permitindo que a comunidade universitária e a sociedade uberabense em geral participem ativamente na elaboração de soluções para os desafios do município de Uberaba. Assim, o debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberaba não só enriquece o conhecimento, mas também contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes, representativas e democráticas. Nesse sentido, as eleições municipais são cruciais para o futuro da cidade pelos próximos quatro anos.

Funcionamento do debate

O debate começará com a abertura realizada pela Reitora da UFTM, seguida pela composição da mesa. A seguir a coordenação da mesa apresentará as regras do debate. No primeiro bloco, cada candidato terá 3 minutos para expor seu plano de gestão e a relação com a Universidade e o Hospital de Clínicas da UFTM. No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas da comunidade universitária. Após um intervalo de 5 minutos, o terceiro bloco será destinado a perguntas entre os candidatos sobre os seguintes temas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Habitação; Desenvolvimento Social; Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso; Turismo; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente; Planejamento Urbano; Orçamento Municipal e Serviços Urbanos. Outro intervalo de 5 minutos será seguido pelo quarto bloco, que continuará com perguntas entre os candidatos. No quinto bloco, cada candidato terá 3 minutos para suas considerações finais. O debate será encerrado pelo Cerimonial da Universidade. As regras de funcionamento do debate foram apresentadas, discutidas e aprovadas pelas assessorias das seis candidaturas à Prefeitura de Uberaba e estão de acordo com a legislação eleitoral vigente.

Participação da Comunidade Universitária

A participação da comunidade universitária irá ocorrer no Bloco 2 do debate e será organizada da seguinte forma: seis representantes farão as perguntas, sendo dois de cada segmento (docentes, técnico-administrativos e discentes). Desses, quatro serão da UFTM (dois docentes, um técnico-administrativo e um discente) e dois do HC-UFTM (um técnico-administrativo e um discente). Os interessados em perguntar devem se inscrever na mesa de credenciamento. Primeiro será sorteado quem fará a pergunta e em seguida será sorteado para qual candidato(a) a pergunta será feita. Caso algum segmento não tenha inscritos, será sorteado um representante de outro segmento com mais inscritos. As perguntas terão 1 minuto e as respostas, 3 minutos.

Informações adicionais

As inscrições como ouvinte serão feitas no local e o evento irá valer AACC.

Assunto(s): Gabinete da Reitoria