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Publicação

Projeto de Ensino sobre Química aplicada em bijuterias resulta em publicação de artigo

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2024, 09h18

Os resultados do Projeto de Ensino da UFTM “A Beleza da Química Analítica Qualitativa na Proposição de Esquemas de Separação e Identificação de Níquel em Bijuterias” culminaram na publicação de um artigo, intitulado como o projeto, na seção Educação da Revista Virtual de Química.

O projeto de ensino, aprovado no Edital N° 15/2023/DAEN/DAE/PROENS, é coordenado pela professora Valéria Almeida Alves, do Departamento de Química do ICENE. A discente Nathália Lina de Oliveira Lina é bolsista da PROENS, e a discente Emily Aparecida Santana Cunha e o professor Luís Antônio da Silva são colaboradores no referido projeto.

O artigo

No artigo, foram propostos esquemas de separação de cátions ( íon com carga positiva) e identificação de níquel (elemento químico) para duas bijuterias (brincos), identificadas por D e P, por meio da clássica reação de formação do complexo entre o íon níquel e a dimetilglioxima (composto químico usado na análise do níquel), utilizada para detectar e quantificar níquel em amostras.

Na bijuteria D, uma liga não-ferrosa, foram separados e identificados os íons cobre, alumínio, zinco, manganês e níquel, e na bijuteria P, uma liga ferrosa, foram separados e identificados os íons ferro, crômio e níquel. Os ensaios fotográficos das reações envolvidas nas análises químicas qualitativas resultaram na incorporação de cores e texturas nos esquemas propostos, de forma inovadora e realçando a beleza desta área da química.

“A proposta de atividade experimental apresentada no artigo publicado mostra a importância da disciplina Química Analítica Qualitativa Experimental na resolução de problemas da vida real. Além disso, o artigo apresenta informações de como o professor e os estudantes podem utilizar os esquemas de separação e identificação de níquel em amostras de bijuterias, em aulas experimentais”, afirmou a professora Valéria. O artigo também tem a participação do discente de curso de Licenciatura em Química Carlos Henrique Honório da Silva e dos egressos deste mesmo curso Aline Dias Assunção, Milena Rodrigues de Almeida, Cidney Luiz Júnior. Todos contribuíram com o projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica do DQ/ICENE.

 

Acesse o artigo: https://rvq.sbq.org.br/pdf/RVq150824-a1

https://www.instagram.com/p/C-sbFMMOx0_/

 

Acesse a matéria no Portal da UFTM sobre o Projeto de Ensino:

https://www.uftm.edu.br/component/content/article?id=5455

 

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