Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Visita de professora peruana à UFTM busca novas oportunidades de intercâmbio
Cooperação Internacional

Visita de professora peruana à UFTM busca novas oportunidades de intercâmbio

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2024, 15h37

Reitora Marinalva Barbosa e a Professora Jéssica Sara. Foto: Marco Antonio Clemente

visita da professora Jéssica Sara Valdiviezo Palacios à UFTM é o estímulo inicial para a celebração do acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Universidade Nacional de Tumbes, no Peru. Docente na Escola de Educação da UNTUMBES, Jéssica veio à Uberaba a convite da reitora Marinalva Barbosa, por sugestão do Professor Valdir Barzotto, da USP.

Jéssica, representando o reitor da UNTUMBES, Enrique Benites Juarez, destaca um dos importantes benefícios com a futura assinatura do acordo de cooperação internacional. “Trago a mensagem de nosso reitor da UNTUMBES, o qual acredita no acordo internacional como uma oportunidade para que os estudantes ampliem seus horizontes” destaca a docente da área de educação, com ênfase em educação infantil.

A universidade peruana possui um acordo de cooperação internacional com a USP e a UFTM seria a segunda universidade brasileira a celebrar um acordo com a UNTUMBES. De acordo com a docente Jéssica Sara, o convênio seria muito importante, pois ambas as universidades ofertam cursos em comum. “Minha visita à Uberaba faz-se no sentido de conhecer um pouco mais da UFTM, sua estrutura e cultura. Também vejo como muito importante conhecer outras realidades além da peruana, para que eu possa voltar ao Peru e compartilhar os conhecimentos adquiridos com os docentes e estudantes peruanos” diz a professora Palacios. A partir do diálogo entre a reitora Marinalva e o professor Valdir Barzotto, o convite à Jéssica para visitar a UFTM busca possibilitar intercâmbios de curta e longa duração aos graduandos brasileiros e peruanos, o que enriquecerá a atividade acadêmica e profissional dos estudantes.

A importância da colaboração com a Assessoria de Cooperação Internacional

Segundo o Assessor da ACI, professor Vitor Tomaz Guimarães, a proposta do setor de internacionalização da Assessoria de Cooperação Internacional é aproximar a universidade de instituições internacionais e buscar celebrar novos acordos entre universidades. “Receber a professora Jéssica Sara na UFTM é uma excelente oportunidade para que possamos estabelecer novos acordos e ampliar oportunidades de intercâmbios, seja para nossos alunos irem ao Peru, seja para os alunos da UNTUMBES virem à UFTM, em programas de curta ou longa duração”, destaca Vítor. Atualmente a Universidade Federal do Triângulo Mineiro possui acordos de cooperação internacional na América do Sul, África e Europa, totalizando 44 acordos vigentes.

Fortalecimento da cooperação latino-americana

O fomento das oportunidades de intercâmbio na UFTM é um dos objetivos da atual gestão. “A Assessoria de Cooperação Internacional busca fomentar acordos com universidades estrangeiras e, para isso, vale destacar a importância da colaboração e a necessidade de uma aproximação dos docentes da UFTM ao nosso setor”, destaca o assessor da ACI, professor Vitor Tomaz.

Ainda segundo Vitor, fortalecer a cooperação internacional com universidades da América Latina é uma proposta da reitora Marinalva. “Estamos trabalhando para alinharmos com as universidades dos países do eixo sul da América Latina a celebração de futuros acordos de cooperação. Não podemos ficar limitados somente aos países que falam inglês. Por isso, além dos países latino-americanos, também buscamos parcerias com países do continente africano”, ressalta o Assessor da ACI.

Com as oportunidades de intercâmbio, os alunos poderão conhecer novas culturas e aprofundarem os conhecimentos de outro idioma, não se limitando ao inglês. A assinatura de um acordo com a universidade peruana, UNTUMBES, possibilitará, além do intercâmbio para os nossos alunos e discentes peruanos, o possível desenvolvimento de projetos entre os docentes brasileiros e peruanos.