Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pessoas diagnosticadas com Parkinson ou AVC podem se inscrever para atendimento gratuito de fisioterapia
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 08h35

Os projetos de extensão universitária da UFTM “Exercita Parkinson” e “Exercita AVC” tem como objetivo principal ofertar atendimento semanal gratuito a pessoas da comunidade que tenham sido diagnosticadas com tais acometimentos. Os projetos são desenvolvidos por alunos da graduação orientados pelos professores de Fisioterapia Neurofuncional do curso de Fisioterapia UFTM, o que possibilita também maior contato dos estudantes de graduação com pacientes e consequentemente melhor aprendizado prático.

Para participar como voluntário do Exercita Parkinson basta ter o diagnóstico clínico da doença e para o Exercita AVC é necessário que a pessoa tenha tido o AVC há menos de um ano. Em ambos os projetos não são aceitos indivíduos que estejam restritos ao leito ou tenham alguma doença cardiorrespiratória não tratada. Para saber mais basta entrar em contato pelos números (34) 98409-4177 (Maria Eduarda) ou (34)99773-3550 (Clara) para agendar a triagem e avaliação.

De acordo com a professora Luciane Sande, coordenadora do projetos de extensão EXERCITA PARKINSON, a doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum do sistema nervoso central, ocasionada pela degeneração das células produtoras de dopamina e gera diversos sintomas como tremor, instabilidade postural e lentificação dos movimentos que prejudicam a autonomia dos pacientes. “Nesses casos a reabilitação é extremamente importante pra promover a manutenção da independência dos pacientes e promover maior qualidade de vida. Já, de acordo com o professor Gustavo Luvizutto, coordenador do EXERCITA AVC, o Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais gera incapacidade no Brasil, a sua sequela mais comum é a perda de movimentos de um lado do corpo, mas diversos outros acometimentos podem acontecer. Nessa doença a fisioterapia atua no sentido de recuperar a funcionalidade e melhorar a capacidade do paciente para desenvolver suas atividades do cotidiano de forma independente e autônoma e é importante salientar que quanto antes for o início do acompanhamento, melhores as chances de recuperação funcional”, concluiu.

Fotos: Projetos de extensão Exercita Parkinson e Exercita AVC/UFTM