Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Observação astronômica reúne estudantes universitários
Astronomia

Observação astronômica reúne estudantes universitários

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 13h08
Na última quarta-feira (24/07) estudantes universitários de diferentes regiões do Brasil e participantes do Programa de Treinamento de Estudantes Universitários (PROTEU), coordenado pelo Prof. Thiago Marinho e oferecido pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, UFTM, bem como estudantes do 3º período do curso de Licenciatura em Educação do Campo – áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, integraram uma atividade de observação do céu na Fazenda Morro Alto, próxima a Peirópolis, de propriedade do veterinário e produtor rural Diogo Andrade, que busca criar sua família no campo e modelos econômicos viáveis para pequenas propriedades rurais.

A atividade foi mediada pelo Prof. Marcos Dionízio Moreira, que ministra a disciplina de Astronomia no curso de Licenciatura em Física do ICENE. A atividade incluiu visualização do céu a olho nu, bem como com a utilização de lunetas e telescópios, além da utilização e leitura de mapas celestes.

Pela LECampo, a visita didática se deu no âmbito da disciplina Introdução à Física, ministrada pelo Prof. Daniel Ovigli, que tem parte significativa de sua ementa dedicada à discussão de temas voltados à Astronomia e seus enlaces com a vida no campo.

Segundo os docentes envolvidos na atividade, uma ação desta natureza contribui não apenas para a construção de conhecimentos voltados à Astronomia, utilizando-se do “laboratório a céu aberto”, mas para o (re)conhecimento das potencialidades do turismo em espaços rurais de Uberaba, a partir do Geoparque.

Fotos: divulgação/UFTM