Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão da UFTM leva ajuda humanitária às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 10h37

O Projeto de Extensão: "Mãos Solidárias: Reabilitando vidas após as enchentes no RS", esteve presencialmente no Rio Grande do Sul para realizar ações voltadas às vítimas das enchentes e ao voluntariado da linha de frente na localidade, além de auxiliar na formação dos universitários participantes, tanto em atividades de ajuda humanitária, quanto em atividades voltadas aos seus respectivos cursos, tendo em vista futuras ações tanto de extensão quanto em pesquisa relacionadas ao tema.

Primeira equipe do projeto a ir ao Rio Grande do Sul

A equipe do projeto, coordenada pela professora Adriana Clemente Mendonça, do curso de Fisioterapia/UFTM, contou presencialmente com 40 pessoas ao todo. Foram divididos em dois grupos, um que se deslocou no final de junho com doze universitários, que ficaram em ações em Canoas e arredores, e outro que ficou em Porto Alegre e arredores no início de julho, com 28 pessoas, sendo estes alunos dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Serviço Social, além de mais 30 participantes à distância que auxiliaram na logística e divulgação do projeto.

Segunda equipe do projeto a ir ao Rio Grande do Sul

No dia 12 de julho, Adriana e alguns alunos participantes aproveitaram para visitar a PROREXT-UFRGS e foram recebidos pela gestão. Em reunião, levantaram futuras ações que a UFRGS pretende desenvolver, além das que estão em andamento e das que foram realizadas no período emergencial, com possibilidade de futuras parcerias entre as duas Universidades, dado o longo tempo para reconstrução do estado.

Adriana e a equipe recebidas pela gestão da UFRGS
Adriana (1ª à dir. em pé) e a equipe recebidas pela gestão da UFRGS

Ações desenvolvidas

Dentre as ações desenvolvidas pela equipe extensionista, estão a atuação em abrigo emergencial para idosos, acolhimento ao morador de rua, entrega de água e brinquedos nas comunidades, auxílio na logística, separação e organização de doações, auxílio em abrigos de animais, triagem de pessoas com necessidades especiais (que contou com a renovação de receitas e teleatendimento de profissionais de saúde), auxílio às demandas dos moradores que ocupam temporariamente a rodovia BR, a limpeza da escola São Francisco de Assis em Canoas, limpeza de casas de moradores das ilhas, entrega de marmitas e doações aos moradores de Eldorado do Sul, entre outros.

Equipe com EPIs para ajudar na limpeza local

A ação também levou 1,3 tonelada de itens doados em Uberaba para o Rio Grande do Sul, entre alimentos, materiais de limpeza e higiene, além de roupas e calçados que foram transportados pela FAB. Foram doados também 40 galochas, óculos de proteção, luvas de borracha entre outros EPIs.

Morador de rua atendido pelo projeto

“Esta ação trouxe muito aprendizado e crescimento a todos nós, certamente voltamos outras pessoas desta experiência. Cada agradecimento, cada abraço, cada lágrima de gratidão ficarão para sempre em nossos corações, poder ter contribuído um pouco para amenizar o sofrimento dos gaúchos vítimas das enchentes foi uma experiência engrandecedora a todos”, afirmou a professora Adriana. Segundo ela, o projeto continuará à distância após um diagnóstico situacional, de forma que cada aluno leve aos docentes de seus cursos ideias de possíveis ações que podem continuar no auxílio ao estado do RS.

Adriana agradeceu à UFTM por disponibilizar o ônibus que transportou os participantes do projeto até a base aérea da FAB em Brasília (ida e volta) e também à prefeitura de Uberaba, que disponibilizou uma van para buscar os alunos do primeiro grupo na Base Aérea da FAB em Guarulhos/SP, e a toda comunidade que participou com doações e viabilizaram a realização deste projeto com toda segurança. “Agradeço o Movimento PaliAtivistas e o Instituto Premier, na pessoa da médica Manuela Salman, que realizou toda intermediação para viabilizar transporte, alimentação e alojamento ao grupo, e que está realizando um lindo trabalho de ajuda humanitária no RS”, concluiu a coordenadora do projeto de extensão.

Para quem quiser acompanhar as ações desenvolvidas pelo projeto, há a página no Instagram: @uftm.sos.rs

Fotos: Projeto de extensão Mãos Solidárias/UFTM