Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Universidade Federal do Triângulo Mineiro Anuncia Novo Modelo de Edital Docente
PRORH

Universidade Federal do Triângulo Mineiro Anuncia Novo Modelo de Edital Docente

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 13h36

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizou um evento na tarde desta quarta-feira, 17 de julho de 2024, às 15h00, no Auditório Safira, para anunciar o lançamento de um novo modelo de edital docente, tanto para concursos públicos, quanto para processos seletivos de professor substituto.

As alterações têm a Lei de Cotas como principal foco, visando ampliar a diversidade e a inclusão no corpo docente da universidade. Além disso, os concursos não serão mais realizados por disciplinas específicas, mas por áreas e subáreas conforme a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal  de Nível Superior (CAPES). Essa mudança busca uma maior integração e flexibilidade nas áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais interdisciplinar e abrangente.

O evento contou com a presença da Magnífica Reitora da UFTM, Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa, que abriu o evento destacando a importância desse novo passo para a instituição. Em seu discurso, a Reitora ressaltou que as mudanças são essenciais para a modernização e o aprimoramento dos processos seletivos, além de reforçar o compromisso da universidade com a diversidade e a excelência acadêmica.

Além da relevância social, as mudanças introduzidas são uma obrigação legal. O cumprimento da Lei de Cotas é mandatário e a não observância dessas diretrizes pode resultar no cancelamento dos concursos pelos órgãos de controle. A UFTM reforça, assim, seu compromisso com a legalidade e a responsabilidade social.

O evento foi organizado pela equipe da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), através de seus departamentos: Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), representada pelo Diretor Ricardo Almeida, e Divisão de Seleção e Movimentação de Pessoal (DSMP) representada pela Diretora Flávia Zanquetta, acompanhada pelo Sr. Vinicius, representando a equipe.

Também esteve presente a Pró-Reitora de Ensino, Srta. Patrícia Maria Vieira, que apoiou as inovações introduzidas e destacou os benefícios esperados para a comunidade acadêmica.

O lançamento do novo edital docente representa um marco na história da UFTM, evidenciando seu compromisso com a inovação e a inclusão. A universidade segue em frente, adaptando-se às necessidades contemporâneas e reforçando seu papel com o ensino superior do país.

Para o campus Iturama,  o lançamento foi realizado na data de hoje 19/07/2024, sexta-feira às 09h.