Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora da UFTM recebe financiamento para pesquisa em imunoterapia e câncer de mama
PESQUISA

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 15h29

A professora e pesquisadora Márcia Antoniazi Michelin, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), recebeu financiamento no Edital Nº 006/2023 - Ciência por Elas da FAPEMIG. Um dos objetivo do edital é fomentar a participação feminina na ciência.

O projeto da professora Márcia, intitulado "Enriquecimento ambiental como uma estratégia de melhoria da resposta imune e da atividade anti-tumoral da imunoterapia com células dendríticas em camundongos com câncer de mama", visa investigar se o enriquecimento ambiental pode influenciar a progressão do câncer de mama ou alterar os resultados da imunoterapia em camundongos com carcinoma mamário.

Importância do Tema

Este estudo pode impactar significativamente o tratamento oncológico, especialmente no câncer de mama, que é a neoplasia (tipo de câncer) mais comum entre as mulheres. Em 2023, foram estimados 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, destacando a necessidade de melhorias no tratamento para aumentar o prognóstico dos pacientes.

Problema e Hipótese

A pesquisa parte da hipótese de que a melhora da qualidade de vida pode influenciar positivamente o tratamento oncológico, melhorando a resposta imunológica e reduzindo a incidência de transtornos mentais. A ideia é que o enriquecimento ambiental possa reduzir o comportamento depressivo/ansioso e aumentar a imunidade, beneficiando o tratamento com células dendríticas.

Células dendríticas são um tipo de célula do sistema imunológico que funciona como uma espécie de "sentinela". Elas detectam a presença de invasores, como vírus ou bactérias, e ativam outras células do sistema imunológico para combater esses invasores. Basicamente, elas ajudam a iniciar a resposta imune do corpo, informando ao sistema imunológico que há algo que precisa ser combatido.

Impactos Esperados

Espera-se que o enriquecimento ambiental potencialize a imunoterapia com células dendríticas, reduza o comportamento depressivo e ansioso dos animais e melhore as respostas antitumorais, resultando em menor massa tumoral e menos metástases.

A professora Márcia Antoniazi Michelin é Professora Titular da UFTM, da disciplina de Imunologia,  realiza pesquisa no campo da imunoterapia e do tratamento do câncer no laboratório de pesquisa, denominado Instituto de Pesquisa em Oncologia - IPON, localizado no 5o. andar do Prédio de Pesquisas Aloízio Prata da UFTM. Veja aqui outra publicação sobre a pesquisa desenvolvida por ela https://www.uftm.edu.br/ultimas-noticias/5086-uftm-desenvolve-pesquisa-inovadora-contra-o-cancer-de-mama.

Assunto(s): Ciência por Elas , FAPEMIG