Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM e FCU assinam Acordo de Cooperação Técnica
Cooperação Técnica

UFTM e FCU assinam Acordo de Cooperação Técnica

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 20h22

A conjunção de esforços busca o fortalecimento de ações e projetos culturais na cidade de Uberaba

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Fundação Cultural de Uberaba Professor Antônio Carlos Marques (FCU) realizaram nesta segunda-feira, 17/06, reunião oficial de celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições. O Acordo visa a disposição conjunta de recursos técnicos e infraestrutura para a realização de ações culturais em Uberaba. Espera-se que a parceria institucional aumente o acesso da comunidade universitária aos bens de cultura da cidade e traga a comunidade local para dentro da UFTM.

O Acordo, publicado em 03/06, é o resultado de esforços das equipes da FCU, do Departamento de Desenvolvimento Cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária, do Centro Cultural e da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e prevê em seu plano de trabalho, inicialmente, a realização seis eventos e cinco projetos nos próximos 24 meses.

A reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Profa. Dra. Marinalva Barbosa, ressaltou a importância desta oportunidade para abrir a universidade à cultura da cidade. “Esse acordo é uma construção conjunta para a transformação da cultura de envolvimento da comunidade universitária da UFTM com a programação cultural da cidade”, concluiu a Reitora.

Fabiano Bernardi, presidente da Fundação Cultural, celebrou a importância da parceria para o fortalecimento da cultural no município. “Cultura e educação estão na mesma linha, uma completa a outra, e com parcerias como essa, nós estamos, aos poucos, resgatando o respeito que a cultura merece na cidade”, concluiu o presidente.

O ACT possui gestão bilateral, compartilhada entre o Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros por parte da FCU e Departamento de Desenvolvimento Cultural (DDCULT) da PROEXT pelo lado da UFTM.

O chefe do Dep. de Ações Culturais e Assuntos Afros da FCU, Paulo Miranda, projeta ganho no acesso a arte e cultura por parte da comunidade. “A ideia é que as ações culturais circulem e que se consiga mostrar os artistas locais e os que são trazidos de fora, divulgando assim o trabalho deles para a população” afirmou Miranda.

O Acordo é um marco para o fomento da cultura local, conjugando a infraestrutura e o potencial técnico da UFTM com a expertise e consistência em produção de ações culturais da Fundação Cultural de Uberaba. Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural da UFTM, professor Thiago Correa, o acordo se apresenta como um potente instrumento para o desenvolvimento cultural da cidade, “conhecimento é cultura e a cultura gera mais cultura”, concluiu o diretor.

Celebração do Acordo de Cooperação Técnica (Foto: Alessandro Oliveira)

As colaborações entre a UFTM e FCU estreitou-se nos últimos anos durante os esforços pela consecução da chancela da UNESCO ao Geoparque Uberaba. A parceria aconteceu em diversas ações, em especial, na realização do Festival de Inverno de Peirópolis e do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. A expectativa é que o ACT venha a fortalecer esse trabalho. “Nós temos que trabalhar em conjunto para ampliar a consciência da população de Uberaba sobre o que é um Geoparque e a cultura é a veia desse processo, ela que vai nutrir tudo isso” reforçou Thiago.

O Acordo de Cooperação Técnica não prevê transferência de recursos de nenhuma natureza entre as instituições participes e pode ser renovado por até 60 meses caso ambas as partes tenham o interesse.

Texto: Raphael Arduini