Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitora da UFTM participa de palestra na UFU sobre Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior
PALESTRA

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 15h52

A Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, participou em Uberlândia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de uma palestra sobre o “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”.

A palestra, proferida pelo Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, e mediada pela deputada federal Dandara, ocorreu no estacionamento da reitoria da UFU. O objetivo foi debater como o racismo afeta os estudantes e a importância da Lei de Cotas, que garante o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas universidades públicas do país.

Participaram do evento, além da reitora da UFTM, professora doutora Marinalva Barbosa, assessores, pró-reitores, professores e alunos. Na oportunidade, a reitora Marinalva Barbosa fez questão de destacar a importância de um evento dessa magnitude para a comunidade acadêmica e as instituições de ensino superior, especialmente quando a questão das cotas dominou parte do debate.

Durante o evento, o Ministro lançou a Construção do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh. Também foi assinado, em nome do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, um acordo de cooperação técnica que visa promover a Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

GEOPARQUE

Durante a visita, o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), professor doutor Carlos Marais, entregou ao Ministro Silvio de Almeida um kit contendo materiais de divulgação do Geoparque Uberaba, incluindo uma camiseta e um boné.

Texto: Aparecida Rosário de Oliveira Silva