Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Prática Docente
Início do conteúdo da página
CURSO

Curso: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Prática Docente

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 08h15

Coordenadores: Lucas Daniel Sanches e Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte

Carga Horária: 20h

Objetivo: apresentar conceitos e as possibilidades de aplicações das metodologias ativas no contexto do ensino superior.

Público-Alvo: docentes do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Apresentação: Bastos (2006) conceitua metodologias ativas como “processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema”. Ou seja: metodologias ativas representam uma proposta metodológica diferente de ensinar, focada no estudante, e não no professor. Isso significa que ele tem que estar aberto a modificar sua maneira de ensinar, para que o estudante também mude sua maneira de aprender.

A partir desta perspectiva de metodologias ativas, propõe-se um curso de aperfeiçoamento da prática docente, a fim de apresentar conceitos e técnicas e suas possibilidades de aplicações práticas.

Temas Abordados no Curso:
  • Metodologias Ativas de Ensino-Apresentação do curso. Integração dos cursistas. Bases teórico-pedagógicas. Elaboração do Contrato de Aprendizagem.
  • Técnica: Elaboração de Portfólio

 Conceito e aplicações. Elementos para construção. Feedback (Devolutiva). Portfólio como objeto de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

  • Técnica: Rotação de Estações/ World Café

Conceito e aplicações. Etapas, formatos e definição de papeis.

  • Técnica: Comunicação Não Violenta (CNV)

Conceito e aplicações. Mediação de conflitos no ambiente educacional.

  • Técnica: Júri Simulado

Conceito e aplicações. Etapas, formatos e definição de papeis.

  • Técnica: Podcast

Conceito e aplicações. Etapas, roteirização, formatos e exemplos.

  • Técnica: Gameficação

Conceito e aplicações. Tipos e exemplos.

  • Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem

Bases teórico-pedagógicas. Taxonomia de Bloom. Atividade individual de internalização.

Cronograma

Aula

Data

Horário

Local

Tema

1

17/06

15h-17h

T09 (CE)

Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.

2

24/06

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Elaboração de Portfólio

3

01/07

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Rotação de Estações/ World Café

4

08/07

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Comunicação Não Violenta (CNV)

5

15/07

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Júri Simulado

6

22/07

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Podcast

7

29/07

15h-17h

T09 (CE)

Técnica: Gameficação

8

05/08

15h-17h

T09 (CE)

Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário abaixo: https://forms.gle/jdP4vp469AzZwgD9A

A ausência em qualquer encontro, não inviabiliza a presença nos demais encontros.

 

Fim do conteúdo da página