Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão produz sabão líquido para auxiliar regiões afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul
EXTENSÃO

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 09h40

O projeto de extensão "Ação Compartilhada: Produção de Sabão Líquido para Situação Emergencial" da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) tem como objetivo fornecer auxílio às cidades atingidas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Coordenado pelos professores Deusmaque Carneiro Ferreira e Lucas Ferreira de Paula, juntamente com uma equipe de colaboradores, o projeto já produziu 560 litros de sabão líquido até o momento.

A produção do sabão líquido, a partir de óleo comestível residual (óleo de fritura), é realizada em mini fábrica (equipamento) na UFTM. Os insumos (óleo de fritura, álcool, soda cáustica) e embalagens necessários para a síntese do referido sabão foram doados por diferentes membros da comunidade (Instituto Movere, Mosaic, Refrigerantes Golé, Esamb, Botinas Castanheira, Rotary Club de Iturama, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Sociedade - NUIPESS e voluntários da cidade de Uberaba-MG e região) por meio de ação compartilhada. Para o envio do produto à região Sul contou-se com a colaboração da Central de Distribuição dos Correios.

O sabão líquido é um elemento essencial na rotina de limpeza e descontaminação de ambientes, desempenhando um papel crucial na promoção da higiene e na prevenção de doenças.

A sua importância é particularmente notável em contextos em que a higienização é fundamental para a saúde pública, como em hospitais, escolas, e locais que sofreram impactos ambientais adversos, como enchentes.

Espera-se por meio desta ação colaborar com as medidas sanitárias necessárias em situações de emergências públicas causadas por desastres naturais, minimizando os riscos de adoecimento da população a partir da limpeza e descontaminação dos ambientes com o uso do sabão líquido.

A iniciativa demonstra o compromisso da universidade em servir à comunidade.

Equipe do projeto (Foto: acervo pessoal)

Da esq. p/ dir.: prof. David, prof. Lucas e prof. Deusmaque e discentes.

Conheça a equipe:

Coordenadores: Prof. Deusmaque Carneiro Ferreira (Curso de Graduação em Engenharia Ambiental (PPGCTA); Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFTM) e Lucas Ferreira de Paula (Curso de Graduação em Química – Campus Iturama/UFTM).

Colaboradores: Profa. Ana Paula Fernandes (Departamento de Saúde Coletiva – UFTM); Profa. Pollyana Cristina dos Santos Ferreira (Departamento de Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde – UFTM); Prof. Cassiano Sousa Rosa (Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Campus Iturama/UFTM); Prof. David Maikel Fernandes (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM/Uberaba); discentes do curso de engenharia ambiental, discentes e técnicos administrativos do PPGCTA e do PMPIT.