Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus da UFTM, em Uberaba, sedia Seminário da Rede Mineira de Logística Reversa
Início do conteúdo da página
Logística Reversa

Campus da UFTM, em Uberaba, sedia Seminário da Rede Mineira de Logística Reversa

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2024, 14h34

No dia 29 de abril, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sediou o Seminário da Rede Mineira de Logística Reversa, realizado no anfiteatro do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental Parque das Barrigudas (CETA-CODAU). O evento reuniu autoridades da região do Triângulo Mineiro, professores, pesquisadores e representantes de diversas instituições, todos unidos para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Logística Reversa.

O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Sr. Edno César da Silveira, de representantes dos municípios de Pedrinópolis, Campo Florido e Santa Juliana, além de membros das cooperativas Cooperu e Coolimpo. Participaram das discussões, representando a UFTM, o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Helder Barbosa Paolini, e o Diretor da Divisão de Sustentabilidade, Prof. Dr. Vinicius Carvalho Rocha, além do Prof. Dr. Deusmaque Carneiro Ferreira, que representou os cursos de Pós-Graduação da UFTM: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). O evento também contou com a presença de discentes da UFTM, em grande número os graduandos em Engenharia Ambiental, e da pós-graduação, como o PMPIT e o PPGCTA, sendo estes fundamentais na organização e realização do evento.

O Engenheiro Ambiental e pesquisador João Victor Gomes, representante da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou o projeto-piloto da Rede Mineira de Logística Reversa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Segundo o pesquisador, dezessete municípios da região da Zona da Mata de Minas Gerais foram impactados, positivamente, pelo projeto, sendo a educação ambiental o tema central, com o foco na separação/segregação e correta destinação dos resíduos de logística reversa. Em cada localidade visitada, foi realizado o evento “Uma tarde pelo Planeta”, com a finalidade de coletar pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes e seus resíduos/embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e produtos eletroeletrônicos ou seus componentes.

Em seguida, a Sra. Marizelia Gomes Costa, assistente de projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES), apresentou as ações desenvolvidas pelo instituto para promover a Logística Reversa no município de Uberaba e salientou a importância das parcerias para ampliar a participação da população na destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Após as palestras, uma mesa de discussão foi formada, reunindo autoridades, representantes de instituições e pesquisadores. O público teve a oportunidade de participar ativamente, manifestando-se sobre o tema e esclarecendo dúvidas com especialistas e profissionais atuantes na área.

O Prof. Dr. Deusmaque, que também participou da comissão organizadora do evento, enfatizou a importância do debate acerca da Logística Reversa e de suas implicações para o meio ambiente e a sociedade, destacando ainda a necessidade da união de toda a comunidade, instituições e órgãos públicos para promover a destinação adequada desses resíduos.

O seminário foi um sucesso e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba e da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – CODAU e contou ainda com a presença do Grupo de Escoteiros Inconfidentes, em recepção solene.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página