Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Discentes de pós-graduação da UFTM apresentam pesquisas na Itália
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Discentes de pós-graduação da UFTM apresentam pesquisas na Itália

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 08h28

Na primeira semana deste mês, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro esteve representada na 20ª Conferência Bienal da International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT 2023. Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM - PPGE participaram do evento que reuniu especialistas de todo o mundo na Universidade Aldo Moro em Bari, Itália, ocasião em que se discutiram temas relevantes no campo da educação.

Os discentes doutorandos do PPGE/UFTM, Mario Luiz da Costa Assunção Júnior e Vanessa Cristine Silva, acompanhados da professora Martha Maria Prata Linhares, vinculada ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE e docente do PPGE, apresentaram trabalhos durante a conferência. Suas pesquisas abordaram questões relacionadas à formação de professores, à cultura digital e à aprendizagem, contribuindo para o avanço do conhecimento nessas áreas.

Doutorandos Mario Luiz da Costa Assunção Júnior, Vanessa Cristine Silva, acompanhados da professora Martha Maria Prata Linhares
Doutorandos Mario Luiz da Costa Assunção Júnior, Vanessa Cristine Silva, acompanhados da professora Martha Maria Prata Linhares (centro)

 

A ISATT foi fundada em outubro de 1983, durante um Simpósio de Pesquisa sobre o Pensamento do Professor na Universidade de Tilburg, na Holanda. O PPGE/UFTM tem em seu quadro docente e discente membros da ISATT e em 2013 sediou a primeira conferência regional brasileira da ISATT.  

O objetivo da Associação é aprofundar o entendimento sobre a identidade, o papel, os contextos e o trabalho dos professores, bem como o processo de ensino. Os principais objetivos da ISATT são aprimorar a qualidade do ensino em todos os níveis de educação e atuar como um fórum para promover, apresentar, discutir e disseminar descobertas de pesquisa que contribuam para o conhecimento e a formação de teoria nessa área.

Durante o evento, foi lançado o livro em comemoração aos 40 anos da associação com o título Teacher Education in the Wake of COVID-19 (Formação de Professores na Era pós-covid-19), que conta com um capítulo escrito por pesquisadores do Grupo de Pesquisa do PPGE/UFTM, cadastrado no CNPq, "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem- Forproca”. 

 

Fonte: Mario L. C. Assunção

Fotos: PPGE/UFTM

Fim do conteúdo da página