Discentes de pós-graduação da UFTM apresentam pesquisas na Itália
Na primeira semana deste mês, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro esteve representada na 20ª Conferência Bienal da International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT 2023. Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM - PPGE participaram do evento que reuniu especialistas de todo o mundo na Universidade Aldo Moro em Bari, Itália, ocasião em que se discutiram temas relevantes no campo da educação.
Os discentes doutorandos do PPGE/UFTM, Mario Luiz da Costa Assunção Júnior e Vanessa Cristine Silva, acompanhados da professora Martha Maria Prata Linhares, vinculada ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE e docente do PPGE, apresentaram trabalhos durante a conferência. Suas pesquisas abordaram questões relacionadas à formação de professores, à cultura digital e à aprendizagem, contribuindo para o avanço do conhecimento nessas áreas.
A ISATT foi fundada em outubro de 1983, durante um Simpósio de Pesquisa sobre o Pensamento do Professor na Universidade de Tilburg, na Holanda. O PPGE/UFTM tem em seu quadro docente e discente membros da ISATT e em 2013 sediou a primeira conferência regional brasileira da ISATT.
O objetivo da Associação é aprofundar o entendimento sobre a identidade, o papel, os contextos e o trabalho dos professores, bem como o processo de ensino. Os principais objetivos da ISATT são aprimorar a qualidade do ensino em todos os níveis de educação e atuar como um fórum para promover, apresentar, discutir e disseminar descobertas de pesquisa que contribuam para o conhecimento e a formação de teoria nessa área.
Durante o evento, foi lançado o livro em comemoração aos 40 anos da associação com o título Teacher Education in the Wake of COVID-19 (Formação de Professores na Era pós-covid-19), que conta com um capítulo escrito por pesquisadores do Grupo de Pesquisa do PPGE/UFTM, cadastrado no CNPq, "Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem- Forproca”.
Fonte: Mario L. C. Assunção
Fotos: PPGE/UFTM
Redes Sociais