Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aluna da Fisioterapia é selecionada por Programa dos EUA sobre liderança

Aluna da Fisioterapia é selecionada por Programa dos EUA sobre liderança

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 08h54

A aluna do 6° período de Fisioterapia da UFTM, Mariana Lemes Diamantino foi selecionada para programa “Estudos dos Institutos de Líderes Estudantis dos EUA (SUSI)”, sobre Educação e o Futuro do Trabalho, patrocinado pela Embaixada Americana. Ela está entre os quatro estudantes brasileiros escolhidos que se juntarão a candidatos da Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria.

Em dezembro de 2020, a discente soube do Programa por meio de um e-mail enviado pela Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM. “A seleção começou com o preenchimento de um formulário com algumas perguntas no mesmo período que recebi o e-mail. Depois tive que enviar o meu histórico acadêmico e atividades extracurriculares, os quais foram analisados. Posteriormente, participei de uma entrevista e todas as informações foram enviadas para a Bureau de Assuntos Culturais e Educacionais do Departamento de Estado em Washington. Todas as etapas foram em inglês”, explicou Mariana.

O programa acadêmico é anual e destinado a estudantes de graduação, entre 18 e 25 anos, com o intuito de melhorar sua compreensão sobre os EUA e desenvolver habilidades de liderança. Nesse ano, devido à pandemia da Covid-19, o programa será realizado com formato híbrido, com algumas atividades realizadas de modo virtual e posteriormente haverá uma parte complementar nos Estados Unidos. O programa inicia no dia 21 de junho e terminará dia 30 de julho, no formato on-line, contando com atividades síncronas e assíncronas. A parte presencial está planejada para acontecer em novembro de 2021, conforme as condições sanitárias locais e caso necessário, o componente presencial pode ser realizado no começo de 2022.

O programa é totalmente financiado pelo Departamento de Estado dos EUA. O Meridian International Center e a Foundation for international Understanding Through Students (FIUTS), na Universidade de Washington em Seattle, vão ser responsáveis pelo intercâmbio. “Fiquei extremamente feliz com a notícia, sou muito grata à UFTM por ter me proporcionado o contato com o programa, especialmente às docentes Luciane Fernandes e Suraya Shimano que estiveram comigo durante o processo de seleção”, concluiu.