Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino da UFTM disponibiliza conteúdos para auxiliar no estudo da Imunologia
Ensino

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 12h54

Com o objetivo de promover a divulgação de conteúdos digitais que envolvem a área de Imunologia e permitir que possam ser aproveitados pelos alunos da instituição, interessados na área ou cursando essa disciplina, foi criado o projeto de ensino intitulado “TecImuno - Uma estratégia de ensino para a melhoria do desempenho acadêmico em Imunologia dos discentes da UFTM”. O projeto é uma iniciativa educacional que está sendo desenvolvida por alunos e docentes da UFTM.

A equipe de envolvidos no projeto  TecImuno  desenvolveu um site que pode ser acessado pelo link https://www.tecimuno.com. Na página, serão realizadas postagens no decorrer do ano com uma periodicidade mensal. O intuito é disponibilizar conteúdos digitais, como vídeos, textos, podcasts e animações que abordem os diferentes assuntos que são estudados na disciplina de graduação, podendo auxiliar os alunos na visualização e entendimento da resposta imune. “Inicialmente, divulgaremos um questionário para entender quais são as maiores dificuldades dos alunos na matéria. Dessa forma, conseguiremos direcionar melhor os temas que serão abordados e publicados”, afirma Maísa de Oliveira Leandro, aluna bolsista do projeto e acadêmica do curso de Biomedicina da UFTM.

A ideia surgiu com a percepção de algumas dificuldades apresentadas pelos alunos no entendimento da disciplina de Imunologia. “Por ser uma disciplina que aborda processos celulares e moleculares complexos, o entendimento de muitos conceitos essenciais acaba dependendo da habilidade do aluno em visualizar os processos imunológicos e, muitas vezes, essa é uma tarefa desafiadora”, explica o professor coordenador do projeto, Carlo José Freire de Oliveira.

Segundo os organizadores, a pandemia causada pela Covid-19 gerou a necessidade do uso de novos meios de aprendizagem e maior adaptação de discentes e docentes. A internet, uma ferramenta que cada vez mais tem demonstrado ser útil e necessária para o aprendizado, pode ser um meio adequado a ser usado a favor do ensino, principalmente nas condições atuais, possibilitando a veiculação de informações de uma forma dinâmica e explicativa. Ainda, será possível criar um canal de comunicação em que os alunos que visitarem a plataforma poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e dar sugestões de conteúdo.

As postagens serão direcionadas para os alunos da UFTM, mas o público externo também terá acesso. “A página disponibiliza o contato do projeto para os alunos darem um feedback. Assim, podemos adaptar as postagens da melhor forma possível”, explica o aluno Vinícius Henrique Almeida Guimarães, acadêmico do curso de Medicina da UFTM.