Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa Brafagri prorroga seleção

Programa Brafagri prorroga seleção

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 08h18

O Programa Brafagri, em continuidade ao processo de implementação das missões de estudo de 2020, prorrogou suas atividades para o ano de 2021. Nova seleção para os alunos do curso de Engenharia de Alimentos está em andamento, com inscrições até o dia 5 de maio e resultado em 7 de maio de 2021.

Os candidatos interessados deverão se atentar para atenderem os requisitos de: obrigatoriamente ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exames realizados a partir do ano de 2013; estar regularmente matriculado, em 2020-2, no curso de Engenharia de Alimentos da UFTM; ter cursado com aprovação, até 2020-1, não menos que 40% e não mais que 80% da carga horária (CH) total (ou seja: 40% ≤ CH ≤ 80%), apresentando histórico escolar legal emitido pelo DRCA constando Coeficiente de Rendimento Acadêmico e Carga Horária cursada; comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), TCF, TEF, DELF ou DALF; sendo ainda vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira; acúmulo de bolsas com outras concedidas pela Capes ou por quaisquer agências nacionais, salvo se norma superveniente dispuser em contrário.

Os documentos a serem entregues são: a) formulário de inscrição preenchido; b) foto 3 x 4 recente (tirada no máximo há 1 ano); c) demonstrativo do resultado do Enem, a ser impresso a partir do site do MEC; d) histórico escolar impresso, emitido pela instituição, em português e traduzido para o inglês; e) comprovante de proficiência de língua francesa, em que conste tanto a nota numérica (em % ou 100,0 pontos), quanto ao nível de proficiência CEFR.

Os documentos deverão ser enviados para professora Emiliane Andrade Araújo Naves (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), e-mail no qual também poderão ser consultadas dúvidas.

Sobre o programa

O Brafagri é um programa de intercâmbio de alunos de graduação e missões de trabalho para equipes de professores. A iniciativa é voltada às Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária e seu funcionamento se dá por meio de parcerias entre universidades brasileiras e instituições francesas.