Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de cessão de área para heliponto no HC da UFTM é aprovado
Ampliação

Projeto de cessão de área para heliponto no HC da UFTM é aprovado

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 13h40

Foi aprovado na última quarta-feira, 9 de dezembro de 2020, por unanimidade, na Câmara Municipal de Uberaba, o Projeto de Lei nº 230/2020, que prevê a cessão da área pública localizada à frente da Portaria do Pronto-Socorro, por um prazo de 50 anos, com a finalidade de construção de um heliponto anexo ao prédio do Hospital de Clínicas – HC.

De acordo o texto do Projeto de Lei, a área cedida é constituída de parte da Avenida Frei Paulino, localizada entre a Praça Thomaz Ulhôa e a Rua da Constituição, confrontando com área pertencente ao “Hospital Escola”, totalizando 274,00 (duzentos setenta e quatro metros) de extensão; 8,60 metros de largura correspondente à faixa de circulação de veículos (pista de rolamento), mais a área referente à calçada que dá acesso ao Hospital de Clínicas da UFTM, sendo essa irregular (4,00 metros de largura no ponto mais próximo à Praça Thomaz Ulhôa e 3,10 metros no lado mais próximo à Rua Constituição, totalizando 3.329,10 m² (três mil, trezentos e vinte e nove metros quadrados e dez decímetros quadrados).

Relevância

Segundo o próprio PL nº 230/2020, os pousos de urgência e emergência são atualmente realizados em via e logradouros públicos, impróprios, colocando em risco não só a população, como os ocupantes da própria aeronave, além dos transtornos causados pela necessária interrupção do trânsito de veículos ou no aeroporto da cidade, logisticamente distante, o que acarreta eventual risco ao estado de saúde dos pacientes transportados.

Uma vez que o heliponto será destinado ao pouso da aeronave  do Corpo de Bombeiros, Samu, Arcanjo 06, o atendimento do HC, que é de alta complexidade em diversas especialidades, terá transformações relevantes quanto à celeridade em circunstâncias em que gestão de tempo faz completa diferença.

Envolvimento

Anseio antigo do Hospital das Clínicas e da comunidade em geral UFTM, a conquista se deve ao engajamento político de diversos membros do poder legislativo municipal e do poder executivo, com destaque também para a colaboração do Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais, com o envolvimento do comandante tenente-coronel Anderson Passos, e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra  - Adesg, sob as ações do delegado Antônio José Bessa Ferreira.

A UFTM segue desenvolvendo estudos e projetos complementares em seu complexo de infraestrutura com vistas a, inclusive, obter aprovação para o funcionamento do heliponto junto à Agência Nacional de Aviação – Anac e demais órgãos competentes.

Com a futura instalação do heliponto, ganha a população do município de Uberaba e de toda região, tratando-se de mais eficiência na recepção de pacientes demandantes de alta complexidade e humanização no atendimento em geral.

Histórico do projeto

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em parceria com o Departamento de Engenharia da UFTM, projetou a construção de uma edificação de quatro andares, apta a receber pousos de helicóptero junto à entrada do Pronto-Socorro Adulto. A iniciativa visa reduzir o tempo de operação de pousos e decolagens de aeronaves de resgate e salvamento, dinamizando, com maior segurança, o acesso ao interior do hospital.

Numa iniciativa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Adesg -, em parceria com 26 entidades comerciais, industriais e civis de Uberaba, foi criado em outubro um Grupo de Trabalho para discutir a necessidade de um heliponto próximo ao Hospital. Esse grupo concluiu que para viabilizar a instalação seria necessário utilizar uma das vias da Avenida Frei Paulino.

A proposta de ocupação de parte da via para esse fim foi apresentada à Reitoria da UFTM, em reunião com a Superintendência do HC e o Corpo de Bombeiros, no dia 3 de novembro. Com aprovação da Universidade e do Hospital, a proposta foi discutida na Prefeitura de Uberaba, nos dias 4 e 5, e apresentada aos demais parceiros envolvidos, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg, Regional Vale do Rio Grande, no dia 11, com a presença do prefeito Paulo Piau. Por unanimidade, a proposta foi aprovada pelos presentes.

De acordo com o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HC, Luiz Humberto Camilo, a transferência dos pousos para uma área com acesso direto ao Pronto-Socorro aumenta a oportunidade de sobrevida para vítimas de acidentes, violência e pacientes com agravo da saúde de maneira geral. Atualmente, as aterrissagens acontecem de forma improvisada no campo de futebol do Uberaba Tênis Clube, em área ao lado do HC.

Camilo detalha que o projeto avançaria sobre uma das faixas da avenida e, com a cessão de uma das vias da Avenida Frei Paulino, o HC poderá passar a ter cerca de 3,2 mil m² a mais para futuras ampliações, de modo a aumentar a segurança e a comodidade de acesso para ambulâncias e usuários do serviço de saúde. Parte do primeiro andar da edificação também poderá aumentar o conforto daqueles que aguardam por atendimento no Pronto Socorro, proporcionando espera em local coberto e protegido, com total infraestrutura.

*Com informações da Unidade de Comunicação do HC-UFTM

Imagem: Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar HC/UFTM