Programa de extensão da UFTM desenvolve oficina de artes durante pandemia
O projeto de extensão “(Con) Viver com Arte”, que integra o Programa de Extensão Territórios de Vida, coordenado pela professora Rosimar Alves Querino, do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, em parceria com o CAPS Maria Boneca, de Uberaba, tem desenvolvido oficinas de artes durante a pandemia. Criadas em 2014, as oficinas de arte integram o projeto de extensão desde 2019.
Diante da pandemia de Covid-19, as oficinas foram reorganizadas para ocorrer em ambiente virtual. Os artistas do CAPS Maria Boneca, a coordenadora da oficina e a equipe extensionista têm-se reunido semanalmente para produzir suas obras e compartilhar suas experiências. No ambiente domiciliar, cada artista produz com os materiais disponíveis, ousando criar e conectar-se em meio ao isolamento social.
O cuidado de si e o cuidado com o outro se constroem cotidianamente. Como dito pela artista Edna Frigato, "Viver é a arte de bordar sonhos sobre o tecido delicado da vida". Ainda segundo a professora Rosimar, o acervo produzido será exibido em exposição prevista para 2021.
Nesta quinta, 3 de dezembro, às 19h, uma experiência do programa, com o tema “Arte, convívio e geração de renda” será compartilhada na Roda de Conversa Direitos Humanos e Saúde Mental, com a participação das psicólogas Deborah Mendes Araújo de Andrade e Camila Bahia Leite, por meio do canal da Rádio nas Nuvens da UFTM.
O Programa de Extensão também está com inscrições para seleção de alunos. Mais informações podem ser acessadas em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=1373&publicacao=7910
Conheça outras ações do Programa de Extensão: @extensaotervida
* Alterado em 10 de dezembro de 2020.
Redes Sociais