Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Doação de Fazenda à UFTM em Iturama possibilita investimentos e consolida curso de Agronomia
Iturama

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 08h41

O curso de Agronomia, as diretorias Geral e Administrativa do campus Iturama e a reitoria da UFTM traçarão, em ação conjunta, um plano de uso, adequação e investimento para a área onde funciona a Escola Municipal Agrícola “Alípio Soares Barbosa”, doada pela prefeitura de Iturama à Universidade.

Para Luiz Fernando dos Santos Anjo, reitor da UFTM, a nova aquisição irá expandir e potencializar o curso de Agronomia do Campus de Iturama, “haverá uma área para desenvolvimento de estágio e das aulas práticas, já que o curso precisa de várias atividades que envolvem o campo. É de suma importância a doação para a UFTM”.

Sobre o plano de ação, o reitor destacou o planejamento conjunto de estratégias sobre critérios e prioridades para ocupação dessa nova área. “Tendo em vista a escassez de recursos no momento atual, vamos estudar o que é mais importante para iniciar as obras no local, dentro do nosso limite orçamentário. Esse plano será definido para os próximos meses, pela reitoria, direção do Campus de Iturama e coordenação do curso de Agronomia. A aquisição de novos equipamentos dependerá de recursos e parcerias que eventualmente conseguirmos”, assinalou.

A área doada

Com aproximadamente 40 hectares, a área está situada na Rodovia BR 497, KM 241, na zona rural de Iturama. Localiza-se a um quilômetro de distância do distrito industrial e aproximadamente a dez quilômetros das instalações da sede própria do campus universitário da UFTM em Iturama, que está em fase final de construção.

A área doada é utilizada pelo curso de Agronomia da UFTM desde 2016, quando foi firmado um convênio de uso compartilhado entre a prefeitura de Iturama e a reitoria da Universidade, com vigência de cinco anos. “Contudo, o convênio de uso compartilhado, de certa forma, limitava a autonomia do uso e do acesso a toda a área da Escola Agrícola pelo curso da UFTM e impossibilitava o investimento da Instituição em edificações para garantir as condições mínimas necessárias ao funcionamento adequado das atividades práticas do curso de Agronomia”, explicou a professora Christiane Augusta Diniz Melo, coordenadora do curso de Agronomia do Campus de Iturama.

Na área doada funciona uma Escola Agrícola, que já conta com infraestrura mínima para atividades da graduação, como cercamento da fazenda, edificações de salas de aula, galpão de máquinas e insumos, rede de água e energia elétrica, além de estar sendo utilizada de modo compartilhado com a UFTM. A parceria com a Escola Municipal Agrícola Alípio Soares Barbosa terá continuidade.

Potencialidades da aquisição

A doação da área possibilitará investimento da Instituição na adequação da área, de espaços e edificações para atendimento das necessidades do curso de Agronomia, além de elevar o padrão na obtenção de uma nota durante a futura avaliação de reconhecimento do curso, realizada por Comissão designada pela Coordenação de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições do Ensino Superior da DAES/INEP.

A coordenadora do curso aponta, a partir da nova aquisição, a possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão universitária, gerando resultados e tecnologias que contribuirão para o desenvolvimento da agropecuária regional, “e principalmente o ensino e aprendizagem com a qualidade necessária para a formação dos futuros engenheiros agrônomos. É de extrema importância que o discente participe ativamente do preparo do solo, do manejo das culturas, da produção de grãos, olerícolas, frutas, plantas ornamentais, sementes, madeira, da produção animal, etc. Tendo em vista essa demanda, é necessário um laboratório prático, como a Fazenda Escola, com área suficiente para produção de diferentes culturas em diversificados sistemas de produção”, ressaltou a professora Christiane.

A doação consolida o curso de Agronomia. O professor Helder Barbosa Paulino, diretor-geral do campus de Iturama, salienta a conquista que supre uma necessidade da graduação. “Esse espaço vai contribuir no curto prazo para a instalação da área de pesquisa do campus, uma vez que a sede nova ainda não tem edificações para essa atividade. Tão logo a escritura seja concluída, o campus fará um estudo de todo patrimônio recebido e produzirá um levantamento para definir junto à reitoria um plano de investimentos para o espaço. A importância desta doação para a manutenção e validação do curso de Agronomia em Iturama é um divisor de águas e sou grato a todos os envolvidos nesse processo que durou mais de cinco anos”, concluiu.

Fotos: Divulgação/UFTM