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Apoio ao Estudante

Proace divulga ações de seus setores durante o PSE

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 15h51

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace informa aos estudantes que, durante a realização do Período Suplementar Emergencial – PSE,  seus setores irão realizar ações e atividades de apoio ao estudante. Além disso, alguns dos atendimentos médicos serão retomados. Como forma de facilitar o acesso às informações, a Proace divulga à comunidade algumas orientações.

 

 Núcleo de Atenção Estudantil à Saúde - Naes:   

O Naes retomará os atendimentos presenciais aos alunos, em situações de agravos crônicos (clínicos e psiquiátricos) e realizará a manutenção dos atendimentos em obstetrícia a partir de 20 de julho de 2020. Os agendamentos serão realizados somente pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em casos de urgência e emergência, os discentes deverão procurar a Unidade de Pronto-Atendimento mais próxima de sua referência.    

Seguem os números de WhatsApp para agendamento:

-Clínico geral: (34) 3700-6620 (somente casos crônicos)
-Psiquiatria: (34) 3700-6308 (somente estudantes em acompanhamento pelo psiquiatra do setor)
-Obstetrícia: (34) 3700-6306 

 

Os atendimentos psicológicos continuam acontecendo de forma virtual na modalidade de Plantão Psicológico para os alunos que necessitarem de acolhimento e escuta pontuais. 

Para agendar o atendimento, o estudante deverá responder ao formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwCGC3auBOu_QwmgnzZvu1Pgyu-FiocaXh6ii_y2sX8b0vcA/viewform e aguardar contato. Ressalta-se que, em caso de urgência em saúde mental, o discente deverá dirigir-se à Unidade de Pronto-Atendimento mais próxima.

Os atendimentos fisioterapêuticos serão realizados por teleconsultas. É possível falar diretamente com a profissional do setor pelo WhatsApp (34) 3700-6307, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Haverá também plantão do serviço de enfermagem para cadastro do estudante no sistema e agendamento das consultas médicas, triagem sobre o estado atual de saúde dos alunos na véspera dos atendimentos, confirmação da consulta e orientações sobre as normas de biossegurança pelo WhatsApp: (34) 3700-6620, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As vacinas do calendário básico de vacinação ainda permanecem suspensas. Para conferência do cartão de vacinas, os alunos podem enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. cópia do cartão de vacinas atualizado, frente e verso, digitalizada em pdf ou foto legível com boa resolução.  

Em caso de acidentes com exposição a material biológico durante atividades acadêmicas, o atendimento inicial é realizado no Pronto Socorro Adulto do Hospital de Clínicas da UFTM. O acompanhamento dos acidentes será feito pela enfermagem no WhatsApp (34) 3700-6620, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As atividades  de promoção da saúde do projeto Agita Campus  continuam de forma virtual. O projeto visa promover a saúde física e mental da comunidade acadêmica da UFTM, por meio de atividades gímnicas, recreativas, interativas, culturais e sociais. Semanalmente serão disponibilizadas aulas on-line de funcional, dança, pilates, meditação, yoga e autocuidado. Inscrições pelo link: https://forms.gle/nsPgmRZdnnqpz2gK9 

A comunicação com a equipe do Naes para esclarecimento de dúvidas ou informações pode ser realizada pelo telefone e WhatsApp: (34) 98412-2694, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  

 Divisão de Serviço Social – DISS 

A Divisão de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Diss/Proace informa que continua com as ações de acolhimento e atendimento por procura espontânea ou de forma programada de discentes da graduação e Cefores, de forma remota, por meio dos contatos disponibilizados (e-mails e telefones) bem como das tecnologias de informação disponíveis.

A divisão desenvolve as seguintes ações:

  • acolhimento e encaminhamento de discentes de graduação e Cefores para os setores responsáveis da universidade;
  • realização de avaliação socioeconômica para concessão de benefícios da assistência estudantil por meio do sistema de avaliação socioeconômica;
  • atendimento e acompanhamento de discentes com demandas específicas (vulnerabilidade social, deficiência, saúde mental, diversidade, violência, violação de direitos, dentre outras);
  • atuação interdisciplinar, quando for o caso, no atendimento de discentes com demandas específicas (vulnerabilidade social, deficiência, saúde mental, diversidade, violência, violação de direitos, dentre outras);
  • realização de estudos de caso entre profissionais da mesma divisão e/ou interdisciplinar;
  • acolhimento e orientação de familiares e responsáveis dos discentes da UFTM;
  • encaminhamento de providências e prestação de orientação às demandas sociais.

  Endereços de e-mails e números de telefones para contato com a Divisão de Serviço Social:

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Mireille, Miriam e Fernanda: 

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Telefone de contato: (034) 9 8436-4821
Horário de atendimento (telefone): 14h -18h 

Marco Antonio e Rosilene:  

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

               O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Telefone de contato: (016) 9 9105-4775 (neste telefone são aceitas ligações por WhatsApp – somente ligações)

Horário de atendimento (telefone): 08h -12h

  

Setor de Acessibilidade - Seace 

O Setor de Acessibilidade mantém seu atendimento dentro de suas possibilidades e de forma remota, destacando a adaptação de materiais para arquivo digital acessível para os discentes deficientes visuais (cegos ou com baixa visão), atendimento aos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais e orientações quanto à acessibilidade, quando solicitado, aos professores.

As traduções/interpretações de LIBRAS/Português continuam acontecendo por videoconferências e vários materiais foram produzidos e publicados na página da UFTM, por exemplo, oferecendo dicas de como proceder com pessoas com deficiência auditiva, física e visual e sobre os serviços e recursos disponíveis no Setor de Acessibilidade e como acessá-los. Além disso, o Programa de Tutoria Inclusiva também será mantido, dentro de suas possibilidades de atuação. 

 

Setor de Auxílios a Estudantes - Seaux 

O Setor de Auxílios a Estudantes disponibilizou, desde a suspensão do calendário acadêmico, atendimento por telefone, e-mail e WhatsApp (mensagens e ligações de áudio) para orientações, esclarecimentos de dúvidas e solicitações.

Todas as atividades relacionadas aos pagamentos, cadastros, inclusões de novos alunos, atualizações, emissão de declarações, emissões e controle de Guias de Recolhimento da União (GRU) e outros serviços estão sendo realizadas normalmente, tanto para os estudantes dos cursos de graduação e cursos técnicos do Cefores. 

Desde abril, os Auxílios Alimentação, Moradia e Transporte estavam sendo pagos aos os beneficiários do Programa de Auxílios Financeiros - PAF. A partir de junho, houve a suspensão do Auxílio Transporte e a inclusão do Auxílio Estudos On-line. Esse último, no valor de R$100,00 mensais, pago a todos os beneficiários do PAF, independentemente de solicitação. 

Os pagamentos das bolsas do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) e as homologações da Bolsa Permanência do MEC (PBP/MEC) também continuam sendo realizadas normalmente, assim como, os pagamentos da bolsa Agita Campus para os instrutores bolsistas e a disponibilização de todos os vídeos do Projeto no Moodle da UFTM.

Para esclarecimentos e orientações, entre em contato por qualquer canal:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ligações: 34 9.8414-6955 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h); e WhatsApp: 34 3700-6978  (mensagens e ligação de áudio) - de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Para solicitações e envio de documentos, o contato deve ser feito exclusivamente por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . 

O Setor de Auxílios a Estudantes está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Sempre que precisar, entre em contato com a nossa equipe.

 

 Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente - Saped 

O Saped continua com os atendimentos de forma remota e tem disponibilizado material de apoio aos estudantes por meio da Central de Ensino Remoto no endereço eletrônico : www.uftm.edu.br/ensinoremoto

 O setor também realiza as seguintes atividades:

  • análise de rendimento acadêmico de alunos que solicitaram inserção no Programa de Auxílios, após análise socioeconômica realizada pela DISS;
  • participação em grupo de trabalho multissetorial para discussão do Período Suplementar Emergencial – PSE;
  • atendimento pedagógico individual remoto, conforme interesse e possibilidade dos alunos do programa de auxílios que tiveram baixo rendimento no segundo semestre de 2019;
  • orientação pedagógica individual de forma remota para alunos que apresentarem interesse motivado por dificuldades de aprendizagem, organização da vida acadêmica e outros;
  • elaboração e disponibilização de materiais pedagógicos com estratégias de estudos e organização da rotina no período de quarentena;
  • elaboração de vídeos com reflexões sobre a vida acadêmica;
  • divulgação de ações do Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente, por vídeos na plataforma, pela página da universidade e carta aberta enviada aos alunos.

 

*Atualizado em 27/7/2020

 

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