Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos da UFTM passarão a contar com e-mail institucional, G Suite e outras tecnologias
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Alunos da UFTM passarão a contar com e-mail institucional, G Suite e outras tecnologias

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h25

A partir do dia 1º de julho de 2020, os alunos dos cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação da UFTM terão acesso ao e-mail institucional. De acordo com o Departamento de Tecnologia da Informação – DTI da UFTM, ao todo serão disponibilizadas 8.069 contas de e-mail. O acesso ao e-mail institucional possibilitará ao aluno o acesso aos seguintes serviços: e-mail do G Suite (Gmail), Microsoft 365, WIFI eduroam, Rede CAFe, Portal de Periódicos CAPES. 

A disponibilização do e-mail dará continuidade ao trabalho iniciado em setembro de 2019, quando a UFTM passou a contar com o serviço de e-mail da Google. O novo e-mail foi liberado a partir de adesão da universidade ao projeto piloto NasNuvens da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, que tem como objetivo ampliar a oferta de serviços em nuvem para as instituições de ensino e pesquisa por meio de um modelo baseado em consumo. Ele permite atender às necessidades dos gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos para acesso aos serviços disponibilizados em um único ambiente de fácil acesso e seguro.

A mudança possibilitará aos alunos a utilização de ferramentas que facilitam a organização, comunicação e armazenamento de informações.
 

 

Acesso ao e-mail

Discentes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da UFTM terão acesso à ferramenta a partir do dia 1º de julho de 2020.

Para acessarem o e-mail, eles deverão entrar no endereço: www.gmail.com

O login será realizado pelo seguinte padrão: d+ nº do registro geral do aluno O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O Registro Geral do Aluno  é o número que o aluno recebe quando confirmada sua matrícula. Atualmente esse número é enviado ao aluno no ato da matrícula.

A senha para acesso ao e-mail será unificada, ou seja, a mesma senha que o aluno utiliza para acessar o Sistema Acadêmico - SISCAD e o Moodle será utilizada para acesso ao e-mail institucional.  

Alunos que possuem e-mail fora do padrão terão um redirecionamento temporário para os novos e-mails institucionais. Esse processo será realizado de forma automática pelo DTI da UFTM.

Durante o período de transição, as mensagens institucionais serão enviadas para o e-mail pessoal do aluno cadastrado e para o novo e-mail institucional discente da UFTM.

Aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldade de acesso ao e-mail devem entrar em contato com o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Mais informações:

Vídeo de como acessar o e-mail institucional:
https://www.youtube.com/watch?v=Ir6ifd3e3Jw

 

Configurando o e-mail institucional da UFTM no Gmail:

Assista aos vídeos de como configurar o e-mail institucional
https://www.youtube.com/watch?v=Ir6ifd3e3Jw&list=PLnUtzTuZwejn2dvps9aN-JWqoToRG6z41

 

Vídeo de como se cadastrar no Microsoft 365:  
https://www.youtube.com/watch?v=IRooWvjZBRg

 

PROVISÃO Nº 3, DE 23 DE MARÇO DE 2020, DO PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO DA UFTM
Altera a Norma Procedimental 70.01.004 – E-mail Institucional.
https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=1268&publicacao=6992

registrado em:
Fim do conteúdo da página