Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM comemora o Dia do Físico 'Milton Taidi Sonoda' 2020
Dia do Físico

UFTM comemora o Dia do Físico 'Milton Taidi Sonoda' 2020

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 13h52

Em 1905, Albert Einstein publicou vários trabalhos de alta importância para a Física e para as Ciências. Assim, com o intuito de recordar esse importante ano, seus dois primeiros dígitos foram transformados em dias e os dois últimos no mês, ficando a data 19/05 considerada o “Dia do Físico".

O Dia do Físico tem sido comemorado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro  - UFTM desde 2011, quando o curso de Licenciatura em Física passou a ter suas primeiras turmas, promovendo discussões sobre Física, Ciências e Educação. A organização sempre é composta por professores que atuam no curso, com o auxílio dos alunos.

Há alguns anos, o Dia do Físico da UFTM ganhou um acréscimo no nome, para homenagear o professor Milton Taidi Sonoda, que atuou e foi de grande importância para o curso, colegas e alunos.

Neste ano de 2020, com a pandemia de COVID-19, os eventos ocorrerão virtualmente, sendo realizadas uma conferência e uma mesa-redonda.

Segundo os organizadores, no dia 19 de maio, às 19h, haverá palestra do professor Breno Arsioli Moura (UFABC), com o tema "A quarentena de Isaac Newton: verdades e mentiras". No dia 20 de maio, às 19h, haverá uma mesa-redonda com os professores Marcos Leodoro (UFSCAR) e Nilva Sales (UFTM), mediada pela professora Danielle Reis  Leite (UFTM), com a temática "Interfaces entre Ciência e Cultura".

A participação é livre para qualquer interessado, não requerendo inscrições prévias. Os organizadores advertem que haverá emissão de certificados de participação em cada uma das atividades, mas que serão emitidos para quem responder ao formulário disponibilizado durante a transmissão no Youtube. Não serão emitidos certificados para quem não responder ao formulário digital.

As lives serão transmitidas no canal do Youtube disponível no site: bit.ly/cieedusoc

Assunto(s): Dia do Físico , lives.