Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Museu de Peirópolis segue sem dia certo para reabertura, mas com grande expectativa
Peirópolis

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 08h23

Hoje, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. No Brasil e no mundo afora a maioria deles está fechada devido à pandemia de coronavírus. No município de Uberaba, a situação não está diferente. Os museus estão com visitação suspensa, entre eles o Museu do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis  - CCCP/UFTM.

Segundo a diretora do CCCP/UFTM, Stela Mariana de Morais, o Museu de Peirópolis está fechado desde 16 de março, em atendimento à Resolução nº 12, de 15 de março de 2020, que suspendeu a visitação ao Museu dos Dinossauros por prazo indeterminado, objetivando minimizar os riscos de contaminação pela COVID-19. Enquanto isso, está sendo mantido o serviço de limpeza e segurança do Museu. Nas primeiras semanas de suspensão foram realizadas faxinas completas, aproveitando que estava fechado.

Para melhorias na infraestrutura e reforma para o Museu, há projetos desenvolvidos, aguardando recursos. A administração do Museu também segue escrevendo mais outros projetos com o intuito de angariar verbas.

As pesquisas não param. “Estamos descrevendo fósseis de vertebrados do Período Cretáceo Superior aqui de Uberaba”, explica Stela. Um exemplo recente de pesquisa relevante também foi o artigo publicado pelo ex-aluno da UFTM, Pedro Henrique Fonseca, atualmente doutorando na UFRGS, sobre as cavidades internas do crânio do crocodilo Campinasuchus dinizi, utilizando dados de tomografia. Em 2019, contabilizaram-se treze produções científicas. O museu, conforme categorização, é classificado como Museu de Ciência.

RELAÇÃO DO MUSEU COM A COMUNIDADE

Há uma relação bastante amistosa com a comunidade de Peirópolis. Segundo a diretora, a Universidade procura dialogar o máximo possível com os moradores sobre todos os assuntos, sendo eles bastante receptivos. Destaca ainda que há uma relação muito profícua com a Prefeitura Municipal de Uberaba, especialmente com a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e principalmente nos assuntos relacionados ao Geopark Uberaba.

A Casa do Turista, que é um local de grande atração, pertence à Prefeitura, mas é administrada atualmente pela iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público Privada - PPP. Eles prestam serviço de informação ao turista, atendimento com banheiros, venda de doces, souvenirs e restaurante.

Importante frisar também que o que usualmente é chamado de Parque dos Dinossauros é a área do Museu, que tem aproximadamente 14 mil metros quadrados, que vai do estacionamento (rotatória na entrada) até o prédio administrativo (onde fica o auditório). Toda essa área é administrada pelo CCCP-UFTM. Considera-se que o Museu dos Dinossauros abarca toda a área, composta por três exposições: a céu aberto (jardim e esculturas); antiga estação de trem; e o prédio administrativo.

SOBRE A VISITAÇÃO

O CCCP possui basicamente três tipos de públicos, sendo: a) excursões de todo o Brasil, predominantemente escolares (ensino formal do pré-escolar até a graduação; APAE, escolas de cego e etc.), mas também de terceira idade, religiosas, agências de turismo, escolas de idiomas, CAPS e etc., grupo que frequenta mais às sextas-feiras; b) turistas do mundo inteiro, famílias, grupos de amigos, pessoas que estão passando na rodovia, e etc., frequentando mais  aos domingos; c) pesquisadores (de vários lugares do mundo), alunos de graduação e pós-graduação em áreas afetas ao Museu dos Dinossauros, que realizam pesquisas, estágios, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Na maior parte do ano, o Museu fica aberto de terça-feira a domingo. No período de férias escolares, tanto férias de inverno como férias de verão, fica aberto todos os dias, inclusive nas segundas-feiras. No ano de 2019 registraram-se 258 escolas visitantes ultrapassando 12.300 alunos. Ao todo, como já noticiado, visitaram o museu mais de 60 mil pessoas entre excursões e visitantes independentes, oriundos de 64 municípios de cinco estados brasileiros, além de visitantes estrangeiros.

SUSPENSÃO DE EVENTOS EM 2020

Abril: Realização do II Workshop Geopark Uberaba - Terra de Gigantes – (está suspenso, aguardando uma data propícia).

Maio: Estande Geopark Uberaba durante a 86ª EXPOZEBU (adiado para 2021).

Junho: Festival de Inverno em parceria com a CODAU – (está suspenso em virtude da grande aglomeração).

Sobre os eventos programados para o segundo semestre de 2020, a diretoria do CCCP/UFTM aguarda o cenário da COVID-19 para mantê-los ou não (PROTEU, Comemoração do aniversário do Museu e Semana das crianças).

O Museu dos Dinossauros nunca comemorou seu aniversário. Neste ano ele completará 28 anos no próximo dia 17 de julho. “Pretendemos fazer, observando as possibilidades diante do quadro de pandemia, uma solenidade de comemoração e aproveitar para homenagear todos que contribuíram para sua história”, pontua a diretora Stela.

O CCCP/UFTM está produzindo uma série de pequenos vídeos intitulada "Você Sabia?”, que ficarão disponíveis em suas redes sociais. Por meio deles será possível assistir a curiosidades sobre o Museu e sobre Peirópolis. ACESSE.

@facebook

@instagram

Fotos: Stela Mariana de Morais/PROEXT/DDCult/CCCP/UFTM

Assunto(s): Peirópolis , Museu.