Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > ICS promove aula magna aos ingressantes dos cursos da área da saúde
Aula magna - ICS

ICS promove aula magna aos ingressantes dos cursos da área da saúde

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 14h16

Nessa quinta-feira, dia 12 de março, o Instituto de Ciências da Saúde - ICS promoveu a aula magna de abertura do primeiro semestre letivo aos ingressantes dos cursos da área da saúde da UFTM. O evento foi idealizado para acolhimento dos calouros dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional, tendo como objetivos promover a reflexão e motivar os discentes neste início de trajetória acadêmica e profissional.

A aula foi ministrada pelo professor Geraldo Brasileiro Filho, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais  - UFMG. Notável no universo acadêmico da área médica brasileira, o professor Geraldo abordou o tema “Formação acadêmica, realidade e desafios nas profissões da saúde”. Ele fez uma análise do percurso acadêmico, dos desafios e das oportunidades que surgirão ao longo da caminhada universitária. O professor ressaltou, ainda, que a universidade pública deve ser vista e vivenciada como espaço de apropriação e construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos, citando as palavras do célebre Anísio Teixeira: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.

Professor Geraldo Brasileiro Filho

Após a aula, o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional  - ACI da UFTM, professor Wendell Sérgio Ferreira Meira, apresentou as ações desenvolvidas pela ACI e incentivou os estudantes a concorrerem aos editais de intercâmbio internacional, bem como usufruírem dos cursos gratuitos de línguas estrangeiras ofertados pelo Núcleo de Línguas - NucLi.

Ao final do evento, a bateria da atlética do curso de Fisioterapia, Toro Loko, subiu ao palco e energizou a todos com seu vibrante som.

Fotos: Divulgação/UFTM.

Assunto(s): Aula magna , ICS , saúde.