Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão leva usuários do CAPS Maria Boneca à Peirópolis
Extensão Universitária

Programa de extensão leva usuários do CAPS Maria Boneca à Peirópolis

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h07

O Programa de Extensão Universitária da UFTM "Territórios de Vida: Saúde Mental e Inserção Comunitária", desenvolvido em parceria com a Fundação Gregório Baremblitt/CAPS Maria Boneca, levou 35 usuários do CAPS para um passeio no Centro Cultural e Científico de Peirópolis. Eles foram com transporte da Universidade, acompanhados por três terapeutas de referência, duas psicólogas, um enfermeiro e os coordenadores do Programa, os professores Ailton Aragão e Rosimar Querino, do departamento de Saúde Coletiva.

O grupo visitou os museus e fizeram um pique-nique no gramado. O objetivo principal da atividade é contribuir para inserção comunitária no processo de reabilitação psicossocial do usuário. “É importante que eles circulem nos diversos espaços públicos da comunidade, interajam com as pessoas, usufruam os seus direitos sociais e sejam respeitados nos seus direitos civis, na sua diversidade. O projeto com isso facilita que a comunidade repense seus estigmas e preconceitos e reconheça a possibilidade de entender que a liberdade é terapêutica”, afirmou Rosimar.

Esse tipo de atividade faz parte de um dispositivo de cuidados, chamado acompanhamento terapêutico, realizado pelo Programa em conjunto com os profissionais do CAPS e em parceria com os usuários.

Os próprios usuários produziram fotografias sobre as experiências com o acompanhamento terapêutico ao longo de todo semestre, inclusive nas atividades em Peirópolis. A finalização do Programa ocorrerá com Exposição “Outros Olhares”, da produção artística dos usuários do CAPS, com pinturas e fotografias, de 27 de novembro a 11 de dezembro no saguão do Museu Memória Viva da UFTM.

O Programa de Extensão

O Programa de Extensão visa contribuir para a inserção comunitária das pessoas com transtornos mentais por meio de atividades lúdicas, recreativas e artísticas voltadas à expansão de sua circulação pelos equipamentos sociais e espaços coletivos do município de Uberaba-MG. É composto por três projetos de extensão: (Re) Inserção Comunitária nos Territórios: acompanhamento terapêutico e cuidado psicossocial; (Outros) Olhares sobre a Cidade: Saúde Mental e Inserção Comunitária; (Con) Viver com Arte: espaços de co-construção de sujeitos na Saúde Mental.

O processo de interação entre usuários, trabalhadores da saúde mental e acadêmicos pretende promover a ressignificação dos sujeitos, a construção de territórios de vida permeados pela defesa de direitos humanos e a ampliação da formação dos acadêmicos no campo da Saúde Mental.

As práticas extensionistas são sustentadas por processo de formação ancorado na problematização da Reforma Psiquiátrica e na compreensão da rede de atenção psicossocial e em atividades de pesquisa. Destaca-se a composição interdisciplinar da equipe e envolvimento de alunos de graduação dos cursos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A equipe desenvolve também rodas de conversas sobre direitos humanos e saúde mental aberta aos usuários, familiares, trabalhadores das instituições de saúde mental e comunidade acadêmica.

Fotos: Divulgação/UFTM