Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Triângulo Aéreo da UFTM participa de competição nacional
Competição

Triângulo Aéreo da UFTM participa de competição nacional

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h33

A equipe de extensão Triângulo Aéreo do curso de Engenharia Mecânica da UFTM participou entre os dias 24 a 27 de outubro da 21ª edição da competição nacional SAE BRASIL AERODESIGN 2019 realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na cidade de São José dos Campos/SP. Neste ano, foram inscritos 95 equipes de 79 instituições de ensino superior do Brasil (17 estados e Distrito Federal) e do exterior (México e Venezuela).

A equipe Triângulo Aéreo da UFTM foi representada por estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Extas – ICTE. O grupo foi comandado pelo capitão Paulo Vinicius Ramos do curso de Engenharia Elétrica e coordenado pelo professor Israel Jorge Cárdenas Nuñez, do curso de Engenharia Mecânica.

Vitor Heanna Fischer (Capitão 2018) e Paulo Vinicius Ramos (Capitão 2019)

A equipe Triângulo Aéreo participou com dois protótipos TRG190, os quais competiram em cinco baterias de voo carregando uma carga máxima de nove quilos e 340 gramas na última bateria. A delegação da UFTM participou na categoria regular em que as avaliações e classificação da equipe foram realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Vôo de um dos protótipos da Triângulo Aéreo

O resultado final da competição ainda não foi divulgado, porém, a Triângulo Aéreo já está classificada para participar da competição de 2020 porque realizaram os cinco vôos exigidos.

Após retorno do SAE 2019, o discente Victor Heanna Fischer, do curso de Engenharia Mecânica, capitão em 2018, despede-se da equipe: “O amor por um projeto é gratificante ao ver o resultado de um ano inteiro de trabalho ser alcançado. Foram 3 anos de equipe com desafios, angústia, ansiedade, desespero, correria. Mas se me dessem a opção de voltar no tempo, faria os seis anos de graduação nesse projeto maravilhoso. A cada competição nos aproximamos mais e encontramos o melhor da faculdade entre os integrantes. A mesma dedicação e garra que temos pelo projeto, damos à nossa equipe. Tenho só gratidão por ter feito parte dessa família e estar encerrando minha jornada com um projeto desses, voando todas as baterias e voltando para casa com as duas aeronaves inteiras. Levo comigo todo o amor pela aeronáutica e esperando ver essa equipe no podium nos próximos anos”.

Victor Heanna Fischer levando o TRG-190 para pista de decolagem

Este projeto teve o apoio da reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, pró-reitoria de extensão da UFTM - Proext e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

SAE BRASIL AERODESIGN

O Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 esta competição passou a constar também do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL.

Fotos: Divulgação/UFTM