Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mostra e oficina teatrais acontecem neste final de semana

Mostra e oficina teatrais acontecem neste final de semana

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 07h44

O Centro Cultural da UFTM e o Grupo de Teatro Porta Laranja, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural de Uberaba, apresentam a Mostra de Solos Teatrais – “O Barqueiro” e “Confins”, de Mário Cortês, ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro.

No dia 7 de setembro, às 20 horas, será a apresentação do solo "O Barqueiro". Estreado em 2016 e com direção de Claudio Márcio, hoje conta com 70 apresentações no currículo.

Sinopse: Caminhando pelo cais de um porto qualquer encontra-se o barqueiro que, entre seus devaneios, busca ouvidos atentos para escutar uma história que reconta a trajetória de seu pai, um velho marinheiro que um dia foi em busca de uma ilha e nunca mais voltou. O único elo entre os dois: uma garrafa.

No dia 8 de setembro, às 20 horas, é a vez de "Confins", texto em parceria com Renato Muniz e direção de Edson Fernandes, na sua estreia na cidade.

Sinopse: Uma história é fruto de uma memória. Uma memória é um vaso quebrado que ao tentar se reconstruir deixa de ser aquele vaso para se tornar um outro vaso. Uma memória jamais será a mesma quando contada. Confins... da gente, do mundo, do outro, do fundo. É uma tentativa de perdurar as histórias anônimas aos anônimos. Aproximar a cultura sertaneja aos dias de hoje. É dedicar-se à reconstituição das histórias contadas com muita fé e desejo que elas perdurem. Confins é, senão, uma vontade de preservar as histórias de Minas Gerais.

O valor do ingresso para cada espetáculo é de 20 reais a inteira e 10 reais a meia. Para toda a comunidade UFTM, o valor do ingresso é de 10 reais para cada peça.

Local: Cine Teatro Vera Cruz
Endereço: Rua São Benedito, 290 - Bairro São Benedito

Oficina de Teatro

A oficina “Introdução à direção teatral” será ministrada pelo ator e diretor Cláudio Márcio, pós-graduado em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama, pelo Instituto Gregório Baremblitt e graduado em licenciatura em Artes Plásticas, pela Escola Guignard – UEMG. Acontece no dia 7 de setembro, às 13 horas, na sala Multiusuário Porta Laranja, na Avenida Getúlio Guaritá, 159, bairro Abadia.

A oficina tem como objetivo orientar os alunos sobre os princípios básicos da direção teatral, tendo como base o processo colaborativo como modo de criação e a horizontalidade das funções criativas: atuação, dramaturgia e direção, para construção do teatro de forma coletiva e democrática.

Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/SYkg1k7FqnmAmKYm9