Pesquisas científicas desenvolvidas na UFTM foram destaque em eventos internacionais
O mês de outubro foi de bons resultados para a pesquisa científica na UFTM. Duas pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de Imunologia, Parasitologia e Bioinformática da UFTM ganharam destaque em eventos internacionais. O grupo de pesquisa liderado pelos professores Carlo José Freire de Oliveira, Marcos Vinícius da Silva, Siomar de Castro Soares e Virmondes Rodrigues Júnior desenvolve pesquisas sobre doenças inflamatórias e tropicais e apresentaram os resultados de algumas dessas pesquisas. .
O primeiro trabalho, intitulado “A Reverse Vaccinologyand Subtractive Genomics Approach for the Common Therapeutics Identification against Mycobacterium leprae and Mycobcaterium lepromatosis" foi feito sob orientação dos professores da UFTM, Marcos Vinícius da Silva e Siomar de Castro Soares. A pesquisa contou com a colaboração do professor da UFMG, Vasco Azevedo. O trabalho foi apresentado pelo doutorando Arun Jaiswal e foi premiado com o primeiro lugar no X-Meeting 2018 - 14th International Conference of the AB3C (Brazilian Association of Bioinformatics and Computational Biology (AB3C). A pesquisa identificou, através de vacinologia reversa,potenciais antígenos que poderão ser testados para a construção de vacinas contra o Mycobacterium lepraee Mycobacterium lepromatosis, agentes causadores da hanseníase.
O segundo trabalho, apresentado pela aluna de Iniciação Científica do curso de Biomedicina, Laura Caroline de Faria intitulado “Immuno regulation mediated by noni juice (Morindacitrifolia L.) does not minimize damage of renal injury in an experimental model” foi orientado pelo professor Carlo José Freire de Oliveira e foi apresentado no XLIII Congressof the Brazilian Society for Immunology. O trabalho desenvolvido ganhou o prêmio de melhor pôster apresentado por um aluno de Iniciação Científica no evento. Nele é descrito um modelo de injúria renal e o possível papel do extrato do fruto de Morindacitrifolia sobre o processo inflamatório decorrente dessa lesão tecidual.
Foto: Divulgação - Grupo de Pesquisa
Da esquerda para a direita, Dr. Virmondes Rodrigues, Dr. Carlo Oliveira, Laura Caroline, Dr. Siomar de Castro e Dr. Marcos Vinícius.
Redes Sociais