Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cresce o número de empresas juniores na UFTM

Cresce o número de empresas juniores na UFTM

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 11h11

O Núcleo de Empresas Juniores – Centri/UFTM registrou um aumento de 80% na criação de empresas juniores na Universidade de 2016 para 2017, saltou de 10 para 18. Formaram EJ na UFTM os cursos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Agronomia (Iturama), das licenciaturas em Letras, Química, Geografia e Ciências Biológicas e das engenharias Ambiental, de Alimentos, Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Química.

Após o programa de criação, a empresa passa pelo programa de filiação ao Centri, por meio do qual entram direta e oficialmente para a rede brasileira. Até o momento, nove delas estão filiadas. O Núcleo levantou dados das filiadas que revelam um crescimento de projetos e faturamento em um ano de atuação. Em 2016, foram 36 projetos realizados e cerca de 27 mil reais de faturamento. Em 2017, por sua vez, contaram 77 mil reais de faturamento e 113 projetos realizados.

As empresas juniores, em sua maioria, atendem Uberaba e região colaborando com micro, pequenos e médios empresários, “contribuindo com a economia e a sociedade, realizando projetos acessíveis e de qualidade para possibilitar que, por exemplo, empresas que poderiam fechar em pouco tempo, continuem atuando, gerando empregos e movimentando a economia”, explicou Larissa Reis, diretora de comunicação do Centri e aluna do curso de Engenharia Química.

De acordo com Larissa, a UFTM apoia o empreendedorismo com um alinhamento com o movimento de empresas juniores. “Ademais, a Instituição identificou meios de auxiliar as empresas juniores, ao criar uma regulamentação interna, proporcionando fomento para as EJs e apoiando a expansão no movimento na Universidade”.

O Núcleo espera que em 2018 sejam criadas novas empresas juniores. “Visto o propósito do movimento e o impacto que gera na sociedade, o Movimento Empresa Junior é inclusivo, podendo proporcionar as mesmas oportunidades e experiências para qualquer graduando de qualquer curso. Dessa forma, acreditamos em um cenário em que todos os universitários possam ter  contato com o mercado de trabalho dentro da instituição, independente de seu curso”, concluiu a diretora de comunicação.

O e-mail para contato do Centri é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e o endereço nas redes sociais é https://m.facebook.com/centri.uftm/

Fotos: Divulgação/UFTM