Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM firma acordo de cooperação técnica com Memorial Chico Xavier

UFTM firma acordo de cooperação técnica com Memorial Chico Xavier

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 07h21

A UFTM, por meio do curso de Licenciatura em História, firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Cultural/Memorial Chico Xavier, válido inicialmente por cinco anos, estabelecendo princípios básicos de cooperação acadêmica, científica e cultural que venham a ser desenvolvidos pelas partes envolvidas.

Alunos da UFTM no Memorial Chico Xavier
Foto: Ruth Gobbo/Fundação Cultural de Uberaba

A parceria pretende desenvolver projetos de pesquisa relativos à Museologia, História, Memória e Patrimônio, e ainda elaborar publicações relativas à divulgação das pesquisas, além de oportunizar estágios para estudantes de História. Os envolvidos terão o desafio de criar exposições, garantir a salvaguarda do acervo, elaborar projetos de documentação e preservação e disponibilizar ao público o acesso à informação.

Segundo o coordenador do curso de História da UFTM, o professor Flávio Saldanha, a parceria com a Fundação Cultural “é uma oportunidade para um campo de atuação a mais para os estudantes, na medida em que eles participarão deste processo de identificação e de catalogação do acervo recebido pelo Memorial, no que diz respeito à literatura e história espírita. Isso complementa de forma muito positiva a formação interdisciplinar dos alunos”.

Parceria com o Museu do Zebu

Neste ano, a UFTM firmou outro acordo de cooperação técnica. Desta vez, com a ABCZ/Museu do Zebu. Este acordo tem como objetivo a organização do acervo histórico do Museu em espaço físico determinado, organização do Centro de Documentação histórica do Museu do Zebu, o Zebudoc, que será disponibilizado on-line e catalogação e descrição dos documentos de acervos permanentes.

Livros antigos no Museu do Zebu
Foto: Everaldo Ferreira/ABCZ

A origem desses acordos foram resultantes de contatos tanto da Fundação Cultural/Memorial Chico Xavier quanto da ABCZ/Museu do Zebu com o curso de História da UFTM. Ambas as instituições possuem acervos que podem contar com a atuação dos alunos, bem como do corpo docente da graduação.