Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HC-UFTM

HC-UFTM participa de projeto aprovado para desenvolvimento de dispositivo inovador no diagnóstico de arboviroses

Publicado: Quarta, 08 de Outubro de 2025, 17h02

 

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, teve projeto realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Instituto Leônidas & Maria Deane/Fiocruz Amazônia aprovado no Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, com valor de captação estimado em R$ 12.970.000,00.

O projeto “Desenvolvimento de um Dispositivo Microfluídico Point-of-Care (POC) Capaz de Realizar o Diagnóstico de Múltiplas Arboviroses por Método Molecular” tem como objetivo fortalecer a vigilância epidemiológica e agilizar o atendimento clínico, especialmente em regiões com alta incidência dessas doenças.
“A aprovação desse projeto mostra a força da construção de redes para o avanço da ciência e do SUS. A nossa participação se deu a partir da interlocução com um ex-aluno da UFTM que hoje é pesquisador do IPT, André Guilherme, que enxergou o HC-UFTM como um espaço potente para colocar em prática o teste de uma inovação para a saúde pública”, declarou a superintendente do HC-UFTM e Pesquisadora do projeto, Luciana de Almeida Silva Teixeira.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Luis André Morais Mariúba, destacou a importância da parceria entre as instituições, tratando-se de um passo importante na construção de soluções tecnológicas voltadas ao diagnóstico de doenças relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O caminho até a aplicação prática é desafiador, mas acredito que a união de conhecimentos entre nossas instituições cria um grupo de trabalho com capacidade técnico-científica robusta. Espero que este seja o primeiro de muitos projetos a serem realizados em cooperação”, destacou.

“Este projeto é um passo importante para fortalecer a soberania tecnológica do Brasil e contribuir para a construção de um sistema de saúde mais moderno e sustentável” enfatizou a gerente do Núcleo de Tecnologias Avançadas em Bem-estar e saúde do IPT, Helena Corrêa de Araújo Gomes.

 

Fonte: Unidade de Comunicação Regional 19 - HC-UFTM/ HU-UFSCar   

 

registrado em:
Assunto(s): HC-UFTM
Fim do conteúdo da página