Angola

Prof. Dr. Rosemberg Ferracini, da UFTM, participa do doutoramento em Ciências da Educação no ISCED-Sumbe

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h30

Foto: Acervo Prof. Dr. Rosemberg

Professor Dr, Rosemberg Ferracini participou no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe/Angola) em julho e agosto de 2024 do curso de doutoramento em ciências de educação com perfil de saída em metodologia de educação pré-escolar e metodologia de ensino primário.

O curso de mestrado está na 2ª edição, o que permite a consolidação do pensamento de elaborar um projeto de doutoramento em ciências de educação que inclua o ensino de geografia, história, matemática e língua portuguesa, como continuidade da formação que acontece no mestrado que se desenvolve no ISCED-Sumbe.

O Doutoramento está com a linha de “Fundamentos e metodologias educacionais” –aspas do entrevistado- que Investiga, em diferentes níveis e modalidades, as questões acerca da epistemologia da Educação, das políticas educacionais, das teorias e práticas, do currículo por meio da análise, da crítica e proposição de metodologias voltadas para os processos de ensino e aprendizagens. Assim, aborda e problematiza a produção de conhecimentos metodológicos, visando a formação de formadores para a educação pré-escolar ou para o ensino primário, com enfoques em: ensino das Línguas Portuguesa e Angolanas e suas Literaturas; ensino-aprendizagem da Matemática; ensino das Ciências Integradas; ensino das Expressões Artísticas e Motoras. Dentro destas temos o eixo 1. Metodologia de Ensino das Línguas Portuguesa e de Angola e suas respectivas literaturas, o eixo 2. Metodologia de Ensino-aprendizagem da Matemática, eixo 3: Metodologia da Educação sobre o meio físico e social na perspectiva e o eixo Eixo 4: Metodologia de Ensino das Expressões Artísticas e Motoras (Educação Manual e Plásticas, Educação Musical, Educação Dramática e Educação Física), das Ciências Integradas, (Estudo do Meio, Ciências da Natureza, História, Geografia e Educação Moral e Cívica).